• Nenhum resultado encontrado

Vênus nos signos do Zodíaco (II)

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 89-91)

9 VÊNUS EM LIBRA =2=

O indivíduo que, em seu mapa astral, tem Vênus neste signo, é dotado de grande encanto, de uma graça sutil que sabe potenciar c revalorizar com acerto e que o torna muito atraente e muito agradável em sociedade.

Suas motivações, como suas emoções, passam muitas vezes pelo filtro do seu espírito lúcido e seletivo, que pode re­ velar uma certa indecisão nas escolhas feitas por seu coração, mas também um considerável refinamento, justeza nos sentimentos e um sentido natural e be­ néfico da justiça, da equidade, de uma ética que se baseia em uma necessidade de equilíbrio afetivo e harmonia nas re­ lações.

Por isso, para ele, a espera do amor é mais motivante que o próprio ato de amar e esta atitude o leva a ser perfec­ cionista ou idealista, mostrando-se in­ fluenciável ou inconstante em suas re­ lações amorosas.

fit, Palavras-chave: encanto,

graça, muita sutileza, refi­ namento, sociabilidade, sentimento de justiça, lucidez afetiva, procura de re­

lações amorosas equilibradas e har­ moniosas, perfeccionismo, falta de es­ pírito de decisão, inconstância e infidelidade.

9 VÊNUS EM ESCORPIÃO \

O indivíduo que, em seu mapa astral, tem Vênus neste signo, tem sentimen­ tos intensos e atormentados pelos ím­ petos e pelas repulsas viscerais, instin­ tivas, incontroláveis.

É o tipo de pessoa que ama, quer ou não quer, aceita tudo do outro ou rejeita-o como um todo sem poder explicá-lo. A permissividade amorosa vem para­ doxalmente em continuação à possessi­ vidade extrema. O indivíduo em ques­ tão ama sem julgar previamente. Faz uso do seu poder de sedução e encanto, tal­ vez por pena, pois os sentimentos apai­ xonados e suas relações passionais são acompanhados de uma certa ingenui­ dade e inocência.

Sua sensualidade provocadora torna-o muito atraente, sua necessidade de fusão carnal e de posse fazem dele um ser ex­ clusivo e excessivo. Às vezes falta-lhe serenidade em sua vida amorosa, que é capaz de questionar inteiramente de um dia para o outro.

/p\ Palavras-chave: sentimen-

tos instintivos, relações apai­ xonadas, sensualidade intensa e pro­ vocadora, ímpetos e repulsas físicas incontroláveis, gosto pela sedução e in­ genuidade no amor, ciúme, rancor, vin­ gança.

9 VÊNUS EM SAGITÁRIO /

Quando, em um mapa astral, Vênus se encontra neste signo expansivo e ge­ neroso, trata-se de um ser de senti­ mentos simples, espontâneos, otimis­ tas, sem complicação.

Este indivíduo aprecia a lealdade, a fran­ queza, as relações amorosas aprazíveis, tranqüilizantes, baseadas em uma con­ fiança total mútua. As emoções que sente são tão naturais, suas motivações são em si tão fáceis de compreender, que chega a duvidar de sua autenticidade ou então, precisamente, pecam pelo sim¬ plismo, ingenuidade ou credulidade. A nobreza de sentimentos e o coração aberto são, portanto, as grandes quali­ dades desta posição afortunada de Vênus.

N o entanto, este indivíduo pode ter um certo gosto pela aventura ou pelo jogo duplo amoroso, que saberá dissimular perfeitamente, ou então pode ter ten­ dência para explorar os sentimentos dos outros em seu próprio interesse.

/Ph Palavras-chave: generosi- dade, simplicidade e nobreza de sentimentos, integridade no amor, gosto por partilhar suas emoções, can­ dura amorosa, rejeição ou repulsa pelos problemas afetivos, necessidade de aventura, vida dupla.

9 VÊNUS EM CAPRICÓRNIO ^

O indivíduo em cujo mapa natal Vênus se encontra neste signo governado por Saturno pode considerar-se um asceta do amor.

Ama pouco, mas de uma maneira pro­ funda e duradoura. Na vivência de seus sentimentos, tanto como nas emoções que sente ou nas motivações que o ani­ mam, vai ao essencial: é céptico, tal­ vez melancólico ou pessimista, mas sempre sério e dono de si mesmo. Isso provem do fato de, nele, muitas vezes a razão ou a lucidez se imporem aos seus sentimentos e emoções. O indiví­ duo em questão não é demonstrativo, mas possui um profundo sentido de dever e dos seus compromissos de ordem afetiva.

Levada ao extremo, esta configuração talvez enfrente uma inibição ou uma re­ jeição dos sentimentos, um comporta­ mento egoísta, desconfiado, frio, que dissimula uma profunda tristeza inte­ rior e, na pior das hipóteses, uma secura e uma dureza de coração.

pr*\ Palavras-chave: sentimen­ tos escassos, profundos, se­ letivos, essenciais, tenazes, relações amo­ rosas duradouras, domínio das emoções, melancolia secreta, rejeição de todo o compromisso afetivo, frieza, dureza de coração.

9 VÊNUS EM AQUÁRIO 2 2

Vênus nesta posição revela um ser em quem os sentimentos inconformistas e desenvoltos não excluem uma grande emotividade, uma necessidade de con­ solo e afeto.

Esta configuração costuma apresentar- se como a do amor libertino. Embora seja certo que torna o indivíduo audaz, surpreendente, original ou singular em sua maneira de amar, não implica menos uma forma de compromisso sutil, pro­ funda, infalível, tanto se a exprimir ou a manifestar de uma maneira paradoxal. Por isso, é fundamentalmente fiel aos seus afetos, mas, aos seus olhos, é na­ tural que sejam múltiplos e, talvez, si­ multâneos. São sempre acusados de to­ lerância, de mãos abertas, de indulgência, de solidariedade e permissividade. Sem dúvida que daqui resulta um cará­ ter muito emotivo ou, pelo contrário, desapegado de toda a espécie de emoção, que torna o indivíduo incoerente, ins­ tável ou hostil às obrigações em seu comportamento amoroso.

^ Palavras-chave: impulsivi­ dade no amor, sentimentos dinâmicos, inconformistas, adaptáveis, permissivos, caráter simpático, indul­ gente com ele e com os outros, gosto pela aventura do momento, instabili­ dade afetiva.

9 VÊNUS EM PEIXES K

Os sentimentos do indivíduo que tem Vênus no último signo do Zodíaco estão imersos em profundos e misteriosos re­ demoinhos emocionais que os inten­ sificam, os dilatam ou exaltam.

De qualquer forma produz-se sempre uma sublimação de sentimentos, de emoções, dos impulsos amorosos, que o cegam ou o levam a dar uma dimensão pouco habitual, romântica, idealista ou talvez religiosa ou mística. Pode, por­ tanto, ter tendência para considerar o amor como um fim em si mesmo ou simplesmente para se apaixonar pelo amor. Neste caso, seu comportamento afetivo nem sempre é honesto pois, ape­ sar de si mesmo e em qualquer cir­ cunstância, quer fazer-se amar, mas muitas vezes falta-lhe discernimento na escolha dos seus pares.

Daí que os riscos de desordem amo­ rosa ou sensual, de crises passionais, decepções sentimentais ou de fantas­ mas e auto-enganos sejam sempre pos­ síveis.

g^ Palavras-chave: sentimen­ tos profundos, motivações idealistas, fusão amorosa e sensual, ro­ mantismo e sentimentalismo, negação de si mesmo, sede do absoluto, angús­ tia, desespero, excesso de sensibilidade, cegueira amorosa.

Marte nos signos

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 89-91)

Outline

Documentos relacionados