• Nenhum resultado encontrado

As Casas II e VIII,

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 169-172)

III e IX

E

xceto o ascendente ou Casa I, e o descendente ou Casa VII, seu oposto, a posição das outras dez Casas nos signos do Zodíaco contém um significado determinado.

A CASA II NOS SIGNOS

em Aries: o nativo se inte­ gra ativamente em seu meio natural, com o entusiasmo e as crises de desânimo pró­ prios deste signo.

em Touro: integra-se com serenidade em seu meio na­ tural, do qual raramente este nativo se separa. Necessidade de comodidade material e moral.

em Gêmeos: a inteligência, o espírito prático e a sociabili­ dade deste nativo favorecem a integração em seu meio. em Câncer: na hora de inte­ grar-se em seu ambiente natu­ ral tem um comportamento influenciável e lunático. Gran­ de necessidade de segurança. em Leão: integra-se em seu meio de forma brilhante e absoluta, e o considera como propriedade exclusiva sua.

em Virgem: prudência, pre­ visão c economia no que se refere aos contatos com seu meio natural, que este nativo administra e preserva. em Libra: o indivíduo aspira a utilizar seu meio natural com justiça, equidade e a des­ frutá-lo de uma maneira sa­ dia c equilibrada.

em Escorpião: este nativo man­ tém relações passionais com seu meio natural, que tenta possuir a qualquer preço. em Sagitário: o indivíduo faz espontaneamente com que seu meio evolua c prospere, de forma a fazê-lo confortável. em Capricórnio: o nativo ado­ ta um comportamento res­ tritivo, céptico, lúcido e cal­ culador com respeito a seu meio natural.

em Aquário: o indivíduo apro­ veita as circunstâncias que seu meio natural lhe oferece e aspira a liberar-se dele. em Peixes: o nativo utiliza sua intuição para pressentir, avaliar e dominar suas oportunidades em seu meio natural.

A CASA VIII NOS SIGNOS

em Aries: o indivíduo possui uma capacidade de desapego e regeneração enérgica ou vo­ lúvel.

em Touro: este nativo tem re­ cursos energéticos sadios, um instinto potente, porém re­ pele o desapego.

em Gêmeos: a capacidade de regeneração do indivíduo é es­ timulada graças à curiosidade e sua tendência às mudanças. em Câncer: tem uma frágil capacidade de regeneração. Qualquer perspectiva de de­ sapego provoca-lhe angústia. em Leão: tem uma alma forte, um psiquismo potente, gran­ de magnetismo, uma grande capacidade de regeneração. em Virgem: este nativo tem tendência a inibir sua capaci­ dade de regeneração, a justi­ ficar seu medo às mudanças. em Libra: a capacidade de re­ generação do indivíduo está baseada em seu equilíbrio, que valoriza com lucidez.

em Escorpião: este nativo tem um poder de regeneração po­ tente, uma grande faculdade de indiferença e rechaço. em Sagitário: o nativo possui uma capacidade de regenera­ ção generosa; frágil capaci­ dade de despreocupação. em Capricórnio: a capacidade de regeneração deste nativo é lenta mas tenaz e lhe dá um poder de resolução frio. em Aquário: a capacidade de regeneração é impulsiva c imprevisível. Despreocupa- se com grande facilidade. em Peixes: este nativo tem uma vaga capacidade de regene­ ração, mas tem recursos in¬ suspeitáveis e surpreendentes.

A CASA III NOS SIGNOS

em Aries: comportamento impulsivo, fantasioso, oti­ mista e suscetível no meio social onde este nativo tenta fazer um lugar para si. em Touro: em seu meio so­ cial, o indivíduo estabelece relações tranqüilas e sadias. Busca nelas a calma.

em Gêmeos: cm seu meio so­ cial, utiliza seu espírito prá­ tico c crítico, sua sociabili­ dade natural e curiosidade. em Câncer: o indivíduo, cm seu meio social, contrai re­ lações cheias de doçura. Nelas sente-se como uma criança. em Leão: em seu meio social, o nativo busca a aprovação e admiração dos demais ou tenta dominá-los.

em Virgem: o indivíduo é tí­ mido, reservado e crítico com respeito aos demais. Fala pouco; julga seu meio social. em Libra: este nativo é muito seletivo mas cultiva relações harmoniosas e equilibradas em seu meio social.

em Escorpião: o indivíduo dá mostras de uma viva curiosi­ dade por seu meio social, um espírito lúcido, penetrante c inquisidor.

em Sagitário: este nativo tem o dom de manter contatos agradáveis, fraternais em seu meio social; é ingênuo. em Capricórnio: em seu am­ biente social, o indivíduo é céptico, distante, realista, às vezes solitário e na defensiva. em Aquário: este nativo tem contatos múltiplos e variados cm seu meio social. Nele mos­ tra-se muito independente. em Peixes: o indivíduo é mui­ to receptivo em seu meio so­ cial. Tanto pode sentir-se rela­ xado c feliz como angustiado.

A CASA IX NOS SIGNOS

em Aries: o nativo aspira ati­ vamente a ampliar seu hori­ zonte. Seu espírito superior é mais volúvel que profundo. em Touro: o indivíduo tende pouco a ampliar seus hori­ zontes. Seu espírito superior é realista e prosaico.

em Gêmeos: o nativo sente muita curiosidade em am­ pliar seus horizontes, mas se dispersa para outras direções.

em Câncer: o indivíduo sofre ante qualquer perspectiva de ampliar seus horizontes. Seu espírito superior é medita­ tivo.

em Leão: sua ambição leva o nativo a ampliar seus hori­ zontes. Seu espírito superior pode ser brilhante, mas tam­ bém superficial.

em Virgem: as dúvidas impe­ dem que o indivíduo amplie seu horizonte. Seu espírito superior está a serviço de seu espírito analítico.

em Libra: quando o indivíduo abre seu horizonte e seu es­ pírito, sempre é com a fina­ lidade de obter uma maior harmonia e justiça.

em Escorpião: estimulado por sua curiosidade, o nativo não pára de ampliar seu hori­ zonte. Seu espírito superior é muito inconformista. em Sagitário: o gosto pela aventura e as viagens empur­ ra o indivíduo a ampliar seu horizonte. Seu espírito supe­ rior é generoso.

em Capricórnio: o nativo ne­ cessita de uma boa razão para ampliar seus horizontes. Seu espírito superior é lúcido e sintético.

em Aquário: o indivíduo am­ plia sem cessar seu horizonte com seus projetos e idéias originais. Seu espírito supe­ rior não é conformista. em Peixes: o nativo amplia seu horizonte de forma in­ tuitiva e espiritual. Seu espí­ rito superior dá mostras de uma grande profundidade.

As Casas nos signos do Zodíaco

A Casa IV e a Casa X

E

m um mapa astral, a Casa IV está si­ tuada no signo onde nascem as raí­ zes do indivíduo, onde se encontram os próprios fundamentos de sua vida. A Casa X, na parte oposta deste eixo, revela as condições em que adquirirá e viverá sua independência social e ma­ terial.

A CASA IV NOS SIGNOS

em Aries: relações familiares apaixonadas e passionais. N e ­ cessidade de se sentir o se­ nhor da casa, o chefe de fa­ mília, de dominar ativamente seu ambiente e os seus. Entusiasmos e de­ cepções freqüentes no seio do seu lar. em Touro: profundo apego sentimental à sua família. Ne­ cessidade de amor, comodi­ dade material e moral, tran­ qüilidade. Apego à vida cotidiana, que dá segurança ao lar. Comportamento con­ servador, caseiro. Gosto pela propriedade.

em Gêmeos: grande capacidade de adaptação ao seu meio fa­ miliar, mas lucidez crítica em relação ao mesmo. Necessi­ dade de viver em um ambiente agradá­ vel, onde reine um clima de despreocu­ pação, de estabelecer relações inteligentes, variadas. Às vezes, instabilidade no lar.

em Câncer: o ambiente fami­ liar é considerado um con­ fortável ninho protetor. N e ­ cessidade de viver em um ambiente agradável, refinado, de criar uma célula familiar. Apego visceral ao seu passado. Às vezes, gosto pronun­ ciado pela história.

em Leão: tendência natural e instintiva para tomar posse do seu meio familiar, para se destacar nele e dominá-lo. Necessidade de ser o centro das aten­ ções no seio de seu lar. Gosto pelo luxo e prestígio em tudo que se refere ao seu habitat.

em Virgem: o meio familiar é considerado e sentido com muita reserva ou simplici­ dade. Necessidade de viver em condições modestas mas seguras, em um ambiente de limites bem definidos e de se sentir útil nele. No seu lar, prima por um sentido prático de arrumação e de economia.

em Libra: no seio da família estabeleceram-se relações har­ moniosas. Por extensão, ne­ cessidade de viver em um clima de bom entendimento. O lar é vi­ vido como algo necessário para seu equilíbrio. Grande refinamento em tudo que se refere ao seu ambiente.

em Escorpião: o ambiente fa­ miliar e paterno é vivido de forma apaixonada ou exces­ siva. Necessidade de exercer uma influencia sobre as pessoas mais chegadas, adotando um comportamento inconformista e provocador. Às vezes, mudança radical no lar.

em Sagitário: o meio familiar é considerado um lugar pri­ vilegiado, transbordante de certa alegria de viver. Neces­ sidade de criar um lar aberto, feliz, com base em modelos conservadores. Com­ portamento didático e moralizador cm relação às pessoas que lhe são chegadas. em Capricórnio: lucidez pre­ coce ou sensação de isola­ mento no seio do seu meio familiar. Viva necessidade de seriedade, de viver com tranqüilidade, sobre bases sólidas, mas o senso do de­ ver e da responsabilidade faz com que seja mais fiel e esteja mais ligado ao seu lar do que parece.

| em Aquário: em seu ambien­ te familiar o que predomina é a originalidade e a improvi- sação. Necessidade de dina­ mizar seu lar e seu meio, de viver em condições que fujam do normal. Com muita freqüência, espírito rebelde com tudo que se refere às obrigações fami­ liares, mas atitude serviçal e solidária com os seus.

em Peixes: grande recepti­

vidade quanto ao seu meio familiar e dificuldade em des­ ligar-se totalmente dele. Con­ fusão, incerteza, grande sentimenta­ lismo, emoções fortes em seu lar. Tendência para dramatizar as situações familiares.

A CASA X NOS SIGNOS

em Aries: falta de perseve­

rança na conquista de sua independência. Êxitos in­ constantes obtidos à base de ímpetos de entusiasmo. Sua situação so­ cial está sempre na corda bamba.

em Touro: a conquista da in­

dependência coincide com sua necessidade de segurança material. Vontade de obter uma situação estável, de se situar em sua vida social e profissional de uma vez por todas.

em Gêmeos: adquire a inde­

pendência graças à sua inte­ ligência ou sociabilidade, mas continuará sempre a ser in­ fluenciável. A situação social é instá­ vel, mutante, mas as possibilidades de êxito são variadas.

em Câncer: a necessidade de

compreensão e de populari­ dade bloqueia sempre a con­ quista de sua independência. A situação social corre o risco de ser pre­ cária ou submetida a influências externas. O êxito pode ser considerável.

em Leão: a conquista da in­

dependência baseia-se total­ mente em sua necessidade de que gostem dele, de aparen­ tar, dominar, obter um reconhecimento admirativo, de orgulho e ambição. A si­ tuação social é brilhante e o êxito está sempre em destaque.

em Virgem: a conquista de in­

dependência baseia-se por completo em seu espírito cal­ culista e lógico, mas impreg­ nada de certa reserva. Considera sua si­ tuação social como um campo de ação de limites bem definidos, onde o êxito é obtido por mérito próprio.

em Libra: a independência é

adquirida com a ajuda da mi­ nuciosa avaliação das circuns­ tâncias e dos meios disponí­ veis. A situação social deve ser a mais equilibrada e saudável possível. O su­ cesso será uma conseqüência normal.

em Escorpião: a conquista da

independência coincide com a vontade de sair do caminho já marcado, de não triunfar como todas as pessoas. A situação social pode ser duvidosa ou submetida a in­ fluências negativas. O sucesso tem sem­ pre um caráter inconformista.

em Sagitário: a necessidade

de expansão, ambição natu­ ral e também certo gosto pelo jogo estimulam a conquista da independência. A situação social é cô­ moda e cheia de possibilidades. Os êxi­ tos chegam, em parte, graças às cir­ cunstâncias favoráveis.

em Capricórnio: a conquista

da independência está em função da ambição pura e dura. Realiza-se de forma bastante lógica e racional. A situação so­ cial e o sucesso pessoal se apresenta sem­ pre a longo prazo, mas não é impossí­ vel consegui-los.

em Aquário: o sentido da

oportunidade favorece a con­ quista da independência. N o entanto, está sempre presente a necessidade de agir livremente em seu meio social, de não ter de prestar con­ tas a ninguém. Não persegue o êxito ou o prestígio.

em Peixes: a conquista da in­

dependência coincide com a necessidade de satisfazer suas aspirações profundas e eleva­ das. A situação social é com freqüên­ cia frustrante ou instável. N o entanto, o sucesso pode ser surpreendente.

Breve resumo do significado

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 169-172)

Outline

Documentos relacionados