• Nenhum resultado encontrado

Dependendo do mapa astral ser de um homem ou de uma mulher, a Lua Negra apresenta diferentes significados.

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 111-113)

nos signos (I)

Dependendo do mapa astral ser de um homem ou de uma mulher,

a Lua Negra apresenta diferentes significados.

A LUA NEGRA EM ARIES Passar à ação representa um caráter ab­ soluto no nativo afetado por esta confi­ guração. Intensifica-se. Às vezes vai além dos desejos. Da mesma forma, a proje­ ção para futuro, a espontaneidade, as ini­ ciativas instantâneas são expressões es­ senciais do indivíduo que tem a Lua Negra em Áries.

Se enfrenta a um obstáculo insuperável, que não pôde antecipar, suas crises de desânimo tornam-se excessivas e suas reações extremas. Sente-se desarmado, abatido e impotente. Deixa-se levar pela cólera e a violência expressivas e re­ pressivas. Assim, ao avaliar muito me­ lhor as conseqüências de seus atos, ao não deixar-se ofuscar por suas visões, ao canalizar sua impaciência e agressivi­ dade, o nativo conseguirá reconciliar-se consigo mesmo e atuar com grande efi­ cácia.

N

o homem: traz consigo uma ima­

gem inconsciente e sublimada de mulher cativante, visionária, guer­ reira ou indomável, com caráter agressivo, que se ampara no homem que escolhe e o sacrifica, se for útil e neces­ sário. É esta visão gentil da mulher o que faz com que às vezes suas relações com ela sejam conflituosas.

N

a mulher: inconscientemente,

tem uma imagem do homem co­ mo guerreiro agressivo, impaciente ou violento, que toma o que tem à mão e que está disposto a sacrificar-

se para obter o que quer. O que explica que ela carregue consigo uma constante necessidade de ações, iniciativas, lutas e afirmação de si mesma.

A LUA NEGRA EM TOURO O desejo de posse sempre está latente, mas dominante, obsessivo, inclusive estando em um segundo plano a perso­ nalidade do nativo. Por isso sua oposi­ ção obstinada às mudanças, ao desape­ go, à renúncia, sua extrema avidez e sua necessidade visceral de ter, acumu­ lar e conservar podem transformar-se de repente em seus contrários: cessão, despojo, abandono, perdas, pobreza, e miséria. De fato, a grande caracterís­ tica da personalidade revelada pela Lua Negra é uma espécie de força interior primária e primitiva contida em todos nós, que não pode se modificar nem se deformar.

É preciso deixar-se absorver por ela. Mas, na Terra de Touro, seus princí­ pios se fixam, se reproduzem e proli­ feram.

N

o homem: tem tendência a sa¬ cralizar a imagem da mulher ou, mais exatamente, a sacralizar o ato carnal pelo qual se une a ela para semear, fecundar e engendrar. Para ele é uma deusa da Terra que dá e toma a vida, que rege a vida e a mor­ te, que tanto pode ser fértil como esté­ ril, segundo a ame e honre como se de­ ve, ou não.

N

a mulher: quer ser de alguma forma o território, a propriedade e o reino do homem, quer que ele tenha traços de senhor, aos quais ela se submeterá de corpo e alma. É o que revela a potência de realização ma­ terial, sua fecundidade, sua sensualidade transbordante, sua sede de posse e seu carinho.

A LUA NEGRA EM GÊMEOS O nativo cuja Lua Negra está neste sig­ no em seu mapa astral, está confrontado a um autêntico problema de identidade, que o obriga a interrogar-se constante­ mente sobre si mesmo.

Suas capacidades cerebrais são perigo­ samente exaltadas, engendrando uma confusão ou uma agitação mental, in­ clusive uma cisão da personalidade. A comunicação cm todas suas formas transforma-se em pouco tempo em um instrumento para a tomada de consciên­ cia de sua identidade, razão pela qual quase sempre estamos ante um ser que se dá muito bem com a palavra e a escri­ tura. Às vezes estão ausentes, negados, inibidos pelo indivíduo que recusa qual­ quer relação com o outro. Ou então se identificam com o outro, até anular sua personalidade. Em todo caso, este outro sempre supõe um problema para eles.

N

o homem: para este indivíduo, a mulher é mais uma irmã que uma amante, quando não se trata de uma mulher com múltiplas faces,

com caráter variável, adaptável, de uma adolescência atrevida, inteli­ gente e sedutora. Tem os atrativos da fada boa ou os poderes da bruxa. É um pouco como o espelho de Branca de Neve ou o retrato de Dorian Gray do romance de Oscar Wilde: traidor e mortal.

N

a mulher: para ela o homem é

um personagem com múltiplas facetas, possuidor de todos os dons da natureza e da inteligên­ cia. É seu irmão, seu duplo, que lhe envia sua própria imagem sempre nova e gratificante. O que explica sua neces­ sidade de mudar de pele, de identidade e seus talentos como atriz, capaz de en­ carnar vários personagens.

A LUA NEGRA EM CÂNCER Não nos surpreenderá, neste caso, que prevaleçam os valores da mãe, a ma­ triz, do lar familiar e conjugal, mas tam­ bém do pai e da pátria; etimologicamen­ te, a pátria é o país do pai.

Por isso o indivíduo está quase sempre marcado por seu passado, sua mais tenra infância, seu meio original, os quais estão fixados para sempre, mas que o afogam.

Estamos no universo do claustrófobo, do indivíduo que não suporta ficar preso ou viver durante demasiado tempo no mesmo lugar. Mais cedo ou mais tarde, o nativo tentará cortar as amarras, de¬ senraizar-se, desfazer-se definitivamente de seu passado, ou as circunstâncias de sua vida o obrigarão a fazê-lo, pois se dá conta de que não está feito para viver eternamente limitado, em um mesmo molde. Por isso, precisa de constantes mudanças.

N

o homem: cultiva uma imagem

da mulher mãe ou da mulher me­ nina que anseia por proteção e se­ gurança, que tanto pode ser insa­ ciável e sufocadora como caprichosa e irresponsável.

Ele é paternalista, mas também influen­ ciável, enquanto não conseguir sair de seu ninho de sonhos.

N

a mulher: espera o príncipe azul, inclusive quando já encon­ trou o homem de sua vida, que deve ser forte, protetor e realista. Imersa em um estado de melancolia, sonhos e angústias crê que um dia virão a buscá-la e a libertá-la, pois sente-se prisioneira.

A LUA NEGRA EM LEÃO O indivíduo com tal configuração está imerso cm uma quietude moral e uma falta de confiança em si mesmo que o empurram a buscar um reconhecimento admirativo, a aparentar, a exibir-se e im­ pressionar o seu meio. Busca as situa­ ções que destacam e as circunstâncias excepcionais. Mantém quase sempre o culto ao herói que lhe foi inculcado ou o modelo sobre o qual estruturou sua personalidade. N o entanto, seu sacri­ fício último se situa quase sempre ao nível de sua identidade, que aspira a des­ pojar-se de toda aparência enganosa. Ou então está em busca de um amor sem possessividade, puro, brilhante, sublime e cheio de entrega. Quer ser o único, di­ ferente, singular e a ter acesso à mais alta nobreza e à maior generosidade de co­ ração.

N

o homem: cultiva a imagem da mulher mágica, magnífica, forte e orgulhosa à que quer dominar. N o entanto, a idealiza de tal ma­ neira que a faz mítica ou inacessível. Ela revela nele sua negação do amor ordinário, sua obsessão pelo fracasso, seu instinto de vida, sua criatividade essencial e seu complexo de superio­ ridade.

N

a mulher: o homem é um herói, um ser estranho, excepcional, um conquistador, um cavalheiro de grande coração, sempre disposto a roubar para defender aos pobres, ou

um príncipe mau, dominador e ater­ rador.

É a figura simbólica de suas exigên­ cias de vida, de sua recusa à mediocri­ dade e à imperfeição, de sua entrega e de seu orgulho.

A LUA NEGRA EM VIRGEM O indivíduo tende a recusar o presen­ te, o cotidiano, o mundo do trabalho, seu próprio bem-estar ou tenta viver de forma excepcional em todos os cam­ pos.

De maneira que tanto se revelará to­ talmente desordenado, laxista e ina­ daptado à vida material c social, como maníaco, detalhista, perfeccionista, mesquinho, afogado entre mil e um pequenos detalhes práticos que o obri­ garão a viver cm um espaço limitado e um universo restringido. Para se dis­ tinguir, se colocará a si mesmo, in­ conscientemente, em uma situação de recusa. Por exemplo, perderá seu em­ prego ou cairá doente, pois reside nele uma aspiração à marginalidade c à di­ ferença.

N

o homem: vê a mulher como a um ser estranho, enigmática, to­ talmente sensata e reservada, co­ medida, apagada, ou, ao contrá­ rio, com tendência a excessos, à falta de medidas e inclusive à loucura. Isto implica que ele mesmo sempre oscila entre uma integração serena e tranqüila e um espírito lógico e crítico exacer­ bado.

N

a mulher: também cultiva a imagem secreta de um homem tanto sensato, como louco, às vezes excessivamente razoável e moderado, mas restritivo e frustrante, outras vezes incompreensível c des­ concertante.

Revela sua necessidade visceral de pre­ servar-se, com ânsias de soltar as ama­ rras e indagar profundamente a reali­ dade.

A Lua Negra

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 111-113)

Outline

Documentos relacionados