• Nenhum resultado encontrado

o indivíduo expressará e manifestará seu poder de ação.

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 135-137)

N

a maioria das vezes, agressividade é sinônimo de violência. A ex­ pressão "sentir-se agredido" tem sem­ pre uma conotação pejorativa. U m ser agressivo é um ser desequili­ brado, anti-social, desagradável. N o en­ tanto, é interessante tentar compreender como um indivíduo, aparentemente igual aos outros, se torna agressivo. Em astrologia, a situação de Marte em um mapa astral é muito ilustrativa quanto a esta questão.

Assim, dependendo da Casa em que Marte se encontre, este planeta revela em que setor da vida social se ex­ pressará e manifestará a agres­ sividade. Porém, não po­

demos esquecer que a agressividade é sempre uma afirmação do eu, contra­ riada ou inibida, que, por múltiplas razões, não se pode expressar espontâ­ nea ou naturalmente.

De fato, cada um de nós precisa exer­ cer o seu domínio sobre a realidade ma­ terial, impor suas escolhas e sua von­ tade.

Quando não somos assim, damos a im­ pressão de falta de personalidade, de consistência, de força.

Este empreendimento implica sempre uma certa forma de violência que pode ser construtiva. Só quando é destrutiva, falamos de agressividade. Podemos dizer que os elementos revelados pela situação de Marte no mapa astral nos informam sempre do estilo que um indivíduo adota para se apropriar do mundo exte­ rior, impor sua opções, suas idéias, sua vontade, exercer seu poder sobre as cir­ cunstâncias e os acontecimentos. Quer seja o reflexo de certas formas de agres­ sividade ou de uma saudável afirmação de si mesmo, Marte é o indicador da ca­

racterística do ser, da marca ou do ves­ tígio que deixa na vida mate­

MARTE NA CASA I

Afirmar-se, impor- se, dominar a rea­ lidade, é a forma de agir do indiví­ duo que tem este planeta na Casa I,

, e isto de maneira tanto mais acentuada quanto mais próximo Marte se encontrar do ascendente, isto é, da cúspide deste primeiro setor. Tudo acontece como se seu poder de ação e seu eu fossem um só. E dinâmico, com­ bativo, ardente, reivindicativo ou agres­ sivo, a depender do signo que este astro esteja ocupando. Sente sempre a neces­ sidade de agir, de intervir, de tomar par­ tido, de avançar de uma maneira que pode ser insistente e opressiva para os outros, mas que dificilmente pode con­ ter. Para ele, a ação, é uma finalidade em si mesma.

MARTE NA CASA II

O poder de ação do indivíduo está cen­

trado em seu meio natural, no qual se concentra e fixa todas as suas energias para obter e apropriar-se de tudo que deseja. Exerce assim, um domínio imediato sobre os bens materiais que tem ao alcance da mão, ou então dá o melhor de si mesmo para conquistar uma coisa, ou adquirir uma situação material invejável.

Mas nunca age assim sem introduzir uma noção de desafio. Gosta da luta, do combate ou de utilizar o dinheiro como instrumento de poder. Pode ser produtivo e eficaz neste âmbito, mas

às vezes desanima e falta-lhe conti­ nuidade em seus atos, podendo mos­ trar-se ávido ou ter exigências despro­ porcionadas.

MARTE NA CASA III

O indivíduo em questão tem ten­

dência a conside­ rar que seu meio social natural não lhe pertence ou então que foi afas­ tado ou expulso dele e, em conseqüência, deve conquistá-lo. Por isso sente a necessidade constante de se impor à atenção do outro através de seus atos ou do seu poder de ação, ou inclusive exercer uma influên­ cia constante sobre os outros.

Possui a arte de traduzir imediatamente suas idéias em atos. Pode mostrar um espírito de rebelião, militar a favor de uma causa social ou ideológica, ou sim­ plesmente lutar em seu próprio pro­ veito. Gosta de polêmica, das discussões, mas às vezes chega mesmo a não ter tato, a ter propósitos agressivos, a ser verbal­ mente brusco e brutal.

MARTE NA CASA IV Basicamente por ou­

tras razões que se­ rão reveladas pelo conjunto do ma­ pa astral, trata-se de um indivíduo que, como não pode adquirir uma indepen­ dência total, expressa e concentra seu poder de ação no âmbito da vida familiar, em cujo seio deseja ar­ dentemente exercer seu poder e impor- se permanentemente. Com freqüência, esta configuração é a do cabeça do casal, mas, por extensão, pode ser também a de um diretor de empresa ou a de um líder político.

É como se o nativo tivesse necessidade de conquistar seu meio original, de afir­ mar-se nele, de tê-lo na mão, de inter­ vir nele, ou então de exercer seu poder físico e agressivo neste ponto, que lhe

confere segurança, que constitui seu meio natural. MARTE NA CASA V C o m o o poder de ação e a capacida­ de energética do indivíduo se en­ contram aqui no setor que se atri­ bui tradicionalmen­ te à vitalidade, esta­ mos em presença de um ser com temperamento ardente, cria­ tivo, produtivo, entusiasta e, sem dú­ vida, muito enérgico. Por outro lado, mostra-se muitas vezes apaixonado, ex­ cessivo c às vezes deixa-se cegar por seus desejos sem se preocupar com os deles. Pode mostrar-se muito posses­ sivo, inclusive exclusivista. N o entanto, sua energia transbordante manifesta-se às vezes de forma intermitente e pode sofrer quebras bruscas de vitalidade, pois tem tendência para desperdiçar suas forças ou não saber medir seus li­ mites.

MARTE NA CASA VI

Marte neste setor é próprio de um in­

divíduo que ne­ cessita agir util­ mente, em um âmbito de limites muito bem defini­ dos. Odeia os atos gratuitos. É minucioso, mas tende a subestimar seu poder de ação, ou então sente-se limitado ou re­ primido e parece comportar-se como se passasse o tempo querendo libertar-se de problemas ou doenças imaginárias. É enérgico no âmbito de sua vida quo­ tidiana ou no de suas ocupações, mas tem tendência para desanimar, para re­ nunciar diante de desafios ou obstácu­ los, ou então a exagerar as dificuldades. Desta forma, pode agir ou reagir de um modo incoerente ou desordenado, para resolver múltiplos pequenos problemas usando meios demasiado grandes, o que o deixa esgotado moral e fisicamente.

Os astros nas Casas

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 135-137)

Outline

Documentos relacionados