• Nenhum resultado encontrado

A situação de Netuno em uma das 12 Casas do céu nos informa sobre a arte e a maneira que um ser tem de perceber a vida social e material, e transformar-se dentro dela.

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 149-151)

NETUNO NA CASA I

O indivíduo tem ao mesmo tempo

uma percepção muito pessoal, in­ tuitiva, sensível e imaginativa da vida social e material. Seu eu tende a dilatar-se; suas emoções, a afogá-lo, ou às vezes, a ofuscá-lo, gerando auto-ilusões que o incitam a deformar a realidade. Possui certos dons de premonição mas, com ele, é muitas vezes difícil saber o que há de verdadeiro ou de falso, a ponto de suas angústias e sonhos se confundirem com o mundo das aparências. Suas as­ pirações são elevadas, mas toma freqüentemente seus so­

nhos por realida­ des.

NETUNO NA CASA II

O indivíduo tem a arte de pressentir intui­

tivamente os bons negócios ou as oportunidades, as possibilidades, os meios de que dispõe ou que se lhe oferecem por sua situação social ou material, para assim tirar o máximo proveito e vanta­ gens. Por isso pode ter alma de grande especulador, pode estar vivendo às cus­ tas de outra pessoa, que poderá propor­ cionar-lhe toda a comodidade a que as­ pira, ou sabe deixar-se levar pelas ondas e pelas correntes. Neste caso, sua si­

tuação, especialmente a financeira, será com freqüência instável e vaga, mas às vezes mui­

to próspera.

NETUNO NA CASA III O indivíduo aspira a

ter contatos e in­ tercâmbios basea­ dos exclusivamen­ te em afinidades de eleição. Imaginativo, inspira­ do e receptivo com os outros, procura a fusão com os que lhe são próximos ou com as pessoas com quem se dá normalmente. Daí que se deixe influenciar facilmente por ele ou viva através deles. Gosta de cultivar o mistério, de entregar-se à sorte, e corre às vezes o risco de se deixar levar por si­ tuações duvidosas. Ou, pior ainda, anda em más companhias.

Finalmente, tende a complicar as coisas sem razão.

NETUNO NA CASA IV

O indivíduo com Netuno nesta Casa

vive sua família e seu lar sob o signo da metamorfose, da mudança e das transformações cons­ tantes. Suas relações com o meio familiar estão cheias de ide­ alismo. Paradoxalmente, isto pode con­ duzir a um certo deixar-se levar em sua vida, ou no dia-a-dia no seu meio. De­ fine-o o bom gosto pela vida boêmia, errante ou itinerante, a necessidade de evasão, de viver em condições total­ mente diferentes ou fundir-se em uma tribo, em um clã, em um grupo com o qual se identifique.

***^ NETUNO NA CASA V Este indivíduo aspira

ao amor sublime, ideal. Compraz-se em mudar ou em

transformar o ser

que ama através dos sentimentos que o in­ vadem ou que sente por ele. Por isso, vai em busca de prazeres estranhos, sutis, profundos, intensos. Seus sentimentos e sensações estão de tal forma cheios de uma carga emocio­ nal e de uma sede de absoluto, que o in­ vadem, o afogam, o ofuscam, fazendo com que tenha às vezes tendência para

os grandes amores românticos, excessi­ vos e sucessivos. Sua força vital é con­ fusa, instável, em movimento, frágil. Mais do que outra coisa, tem tendên­ cia para psicossomatizar seus estados, sobretudo quando é vítima de uma de­ cepção afetiva.

NETUNO NA CASA VI

O indivíduo tem, mais ou menos sempre, a sensação de viver em um aquário ou em um meio social dentro do qual se sente sufocado. Aspira a lançar-se no oceano, a conhecer os grandes espaços, a viver em condições excepcionais. A vida cotidiana sufoca-o e aborrece-o. Quer viver em

cada dia momentos excepcionais. Fica desarmado diante dos problemas e das vicissitudes da vida cotidiana, ou é in­ capaz de fazer-lhe frente. Sua saúde pode debilitar-se terrivelmente por isso e ser precária. Os sintomas que apresenta são muitas vezes difíceis de diagnosticar.

NETUNO NA CASA VII O indivíduo aspira a as­

sociar-se de forma

ideal e perfeita com os outros ou a unir- se a alguém que ten­ derá a sublimar. Sen­ te uma necessidade de

fusão com seu meio, e

com outra pessoa em particular, que o torna influenciável, exigente e depen­ dente. Por isso, com freqüência, cons­ trói castelos no ar, engana-se ou é atraiçoado. Mostra sua dedicação, total e desinteressada, em relação ao outro, vivendo ao capricho das circunstâncias.

NETUNO NA CASA VIII Na maioria das vezes,

o indivíduo conse­ gue desligar-se do seu meio natural, romper suas ca­ deias, ser menos de­ pendente... interior ou psicologicamente. Sua grande receptividade psíquica confere- lhe um verdadeiro dom de premonição. Explora-o então para se adaptar melhor às circunstâncias em que se encontra, e tira proveito disso. E definido por sua busca do absoluto, sua necessidade de ver mais além e sua crença mais profunda de que os outros lhe conferem um encanto misterioso que o torna muito atraente.

NETUNO NA CASA IX Tanto na teoria como

na prática, o indiví­ duo aspira a soltar amarras, a evadir- se, a ampliar seus horizontes, a viver em condições dife­ rentes das que sempre conheceu. Por outro lado, possui o dom da adaptação aos costumes e mentalida­ des mais diversos. O u então movem- no elevadas aspirações, que o levam mais cedo ou mais tarde a abandonar os li- mites em que vive e transpor suas fron­ teiras. Humanista ou utópico, religioso ou aventureiro, inventa outra realidade.

NETUNO NA CASA X A independência so­

cial e material à qual aspira o indi­ víduo com Netuno no nesta Casa está cheia de idealismo. Deseja triunfar em

condições que nem sempre se adaptam à realidade. Terá, portanto, decepções ou irá deixar-se influenciar ou levar pelas circunstâncias, que tanto o favore­ cerão como o prejudicarão. Considera­ ções de tipo coletivo, uma certa entrega próxima da abnegação ou uma forma de ingenuidade impedem-no às vezes de adotar uma situação autônoma ou triun­ far em sua vida social e profissional.

NETUNO NA CASA XI O indivíduo vive em

um mundo de so­ nhos, esperanças, entregue aos mais belos e aos mais utópicos projetos, inacessíveis tanto uns como os outros. Dada tal característica, pode revelar-se um criador genial, mas para isso é neces­ sário que outros elementos estejam pre­ sentes em seu mapa astral, através dos quais alcance a capacidade de concre­ tizar suas idéias e aí se convertam nos motores de sua vida. Seu equilíbrio psi­ cológico e moral é vago, frágil, in­ fluenciável, especialmente por seus ami­ gos. Suas relações nem sempre são dignas de confiança. De sua pessoa emana um não sei que de mágico, fas­ cinante, inefável e muito atraente.

NETUNO NA CASA XII O indivíduo possui o dom de se adaptar às circunstâncias mais penosas, transfor­ mar-se interior­ mente ou evadir-se da realidade, a ponto de chegar a fugir dela, de se tornar inacessível, de viver em um mundo que só a ele per­ tence. Pode ser um indivíduo místico, romântico, inspirado, sonhador, imagi­ nativo, entregue a uma causa ou aos ou­ tros, ou então tornar-se um ser atípico, associai, inacessível, marginal. Muito emotivo, tanto é capaz da maior clari­ vidência como da mais absoluta falta de discernimento.

Os astros nas Casas

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 149-151)

Outline

Documentos relacionados