• Nenhum resultado encontrado

As Casas onde estes se encontram nos revelam em que setores se manifestam tais aberturas ou obstruções.

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 153-155)

0 NODO NORTE NA CASA I 0 NODO SUL NA CASA VII O Nodo Norte na Ca­ sa I indica que o indi­ víduo deve aprender a ousar pôr-se à frente das coisas, a impor seus critérios, desejos e von­ tades, quando os ele­ mentos revelados pelo Nodo Sul na Casa VII o induzem a deixar-se levar pelos outros ou

pelas circunstâncias. Sua necessidade de associar-se ou unir-se, de colaborar, ameaça causar-lhe prejuízos, travá-lo, inibir seu espírito de iniciativa, impedir que aja de forma pessoal, original e in­ dependente. Por isso, é importante que possa fazer em todos os momentos seu próprio juízo, dar sua opinião sem medo de surpreender quem o cerca ou a de­ marcar-se do seu meio. Deve mostrar- se mais firme, mais determinado em suas decisões e escolhas, e não deixar-se influenciar pelos outros. Contará sem­ pre com simpatias e terá aliados, mas se se apoiar demasiado neles deixará de existir. Por último, deve aproveitar as ocasiões que os outros e as circunstân­ cias lhe oferecem para estar em con­ dições de cumprir suas próprias von­ tades e desejos.

O Nodo Sul na Casa VIII revela mui­ tas vezes um indivíduo sem confiança em si mesmo e com tendência para sus­ peitar que os outros têm segundas in­ tenções. Assim, adota uma atitude pou­ co construtiva com os outros e face à vida. N o fundo, hesita sempre em im­ plicar-se, comprometer-se em cons­ truir, acreditar, amar, com medo de ser desapossado, roubado, traído, rejeitado, abandonado. Porém, ao ser ele mesmo desconfiado, angustiado, provoca si­

tuações ambíguas, pro­ blemáticas, passionais ou inseguras, com a in­ tenção de se convencer de que tem razão ao adotar uma atitude de­ fensiva ou ao não acre­ ditar nelas. N o entan­ to, deve aprender a não ter maus pensamentos c ousar ser construtivo, produtivo, simples, sau­ dável c espontâneo. É nesta direção que o leva o Nodo Norte presente na Casa II, que indica, ao mesmo tempo, um dom inato para ganhar a vida e aproveitar o melhor de todos os ele­ mentos que se lhe podem oferecer atra­ vés do seu meio natural.

A posição do N o d o Sul na Casa IX nos anuncia muitas vezes u m ser de natureza selvagem, indomável que, de início, e principalmente durante sua juventude, não faz muitos esforços

para estabelecer relações sociais. Muito independente, muito idealista, aspira a viver em condições simples, puras, a 0 NODO NORTE

NA CASA II 0 NODO SUL

NA CASA VIII 0 NODO NORTE

NA CASA III 0 NODO SUL NA CASA IX

que as relações com os outros sejam verdadeiras e espontâneas. So­ nha em partir, evadir-se, viajar. Tem sede de grandes espaços, aventuras, li­ berdade. Quer que o compreendam ou que seja notado, pois é incapaz de falar de si mesmo e não sabe ouvir os ou­ tros.

Por isso deve aprender a comunicar, ou mais exatamente a dialogar, como cla­ ramente nos indica seu Nodo Norte na Casa III.

De fato, o sentido do diálogo implica, por um lado, que cada um saiba ex­ pressar-se, dizer o que tem a dizer e, por outro lado, ter a paciência, a humildade e a curiosidade de ouvir o que o outro tem para comunicar. Mas, a priori, o na­ tivo que tem o N o d o Sul na Casa IX não conta com esta paciência, nem mesmo o suficiente para parar dois mi­ nutos para explicar certas coisas que sabe que lhe interessaria dizer. Estamos diante de um ser que deve aprender a falar e a ouvir.

0 NODO NORTE NA CASA IV 0 NODO SUL

NA CASA X

É óbvio que um N o d o Sul situado em uma Casa X, em um mapa astral, nos revela um indivíduo com tendência para dar muita importância à sua vida social e profissional. Mesmo sabendo ser independente, pelo menos no as­ pecto material e das relações, no meio em que se desenvolve, situa-se de saída acima dos outros, das massas, da cole­ tividade. Inconsciente ou deliberada­ mente, tem uma confiança em si mesmo muito próxima do complexo de superioridade. Sua sede de ambição pode ser insaciável; seu orgulho, sem concessão. Por isso, corre o risco de omitir outros valores muito mais cons­ trutivos e duradouros como, por exemplo, um lar, uma família ou, sim­ plesmente, um habitat que irá adqui­ rir. Por isso, esquece-se de construir

sólidos fundamentos, tanto no plano moral, psicológico ou espiritual como no material. A ponto de, no caso de má sorte, poder ver-se totalmente sem nada.

De maneira que seu N o d o Norte na Casa IV revela que deve aprender a cul­ tivar o sentido de família e de tudo aquilo que poderia ser suscetível de conferir bases sólidas à sua vida.

0 NODO NORTE NA CASA V 0 NODO SUL

NA CASA XI

De certa forma, podemos dizer que quem tiver o Nodo Sul na Casa XI em seu mapa astral parte com uma dura des­ vantagem: atrair a simpatia dos outros. Por isso ele faz numerosos amigos e re­ lações, evolui de um círculo relacionai para outro. O que muito se gosta nele é sua permissividade, seu sentido do re­ lativo, a flexibilidade de seu caráter, seu dom de perdoar. Porém, estas qualida­ des escondem, apesar de tudo, uma la­ mentável tendência para se aproveitar dos outros e das circunstâncias que o levem a fazer o que jamais conseguiria sozinho, já que o que muitas vezes re­ vela esta posição do eixo dos Nodos lu­ nares é uma falta de audácia e vontade, uma necessidade de viver, colaborar e participar com os outros esperando re­ ceber em contrapartida ânimos e con­ solo. Existe no indivíduo que tem esta configuração em seu mapa astral uma fastidiosa tendência para utilizar os ou­ tros, quer contra estes quer sem que eles saibam, mas também uma dificuldade em amar, criar, produzir uma coisa única e pessoal por si mesmo, em impor os seus próprios limites, ter seu próprio e único estilo.

O N o d o Norte na Casa V indica que o nativo deve descer das nuvens, es­ quecer seus projetos muitas vezes fa­ bulosos mas em estado embrionário, para entrar no mundo concreto e de sua realização.

0 NODO NORTE NA CASA VI 0 NODO SUL NA CASA XII

O N o d o Sul na Casa XII situa-nos diante de um ser com tendência para se abstrair do mundo e da realidade, para se isolar, para se encontrar sozinho, en­ tregue a si próprio, seja porque lhe falta confiança em si mesmo, seja porque o mundo lhe dá medo, ou então porque tem tendência para desanimar facil­ mente diante do mínimo obstáculo que lhe surja no caminho, face à mínima di­ ficuldade que encontre. Em todo caso, não gosta de lutar ou falta-lhe perse­ verança. Mas, na realidade, precisa so­ bretudo de discernimento, porque so­ zinho, entregue a si mesmo, deixa-se levar muitas vezes pelos seus fantasmas e ilusões e aumenta seus problemas até se convencer de que são efetivamente insuperáveis. Assim, pode chegar a ser fatalista, desesperado, passivo e resig­ nado. Porém, possui uma riqueza que infelizmente os outros não têm: a fé. Então, se souber explorá-la correta­ mente, já não se deixa levar pelas co­ rrentes emocionais e seus fantasmas, mas adquire o realismo do presente, o sentido da organização, os limites que lhe permitem pôr cada coisa em seu lugar, traçar etapa por etapa objetivos al­ cançáveis. Em conseqüência disso será mais perseverante, terá mais coragem e será mais eficiente.

De qualquer forma, esta é a via que lhe mostra o Nodo Norte na Casa VI.

Os pontos fictícios nas Casas

Os Nodos lunares

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 153-155)

Outline

Documentos relacionados