• Nenhum resultado encontrado

Os decanatos dos signos de Verão

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 69-71)

A

posição do Sol no Zodía­ co, no momento do nascimento, é o que deter­ mina o signo. Dizemos por exemplo: nasci sob o signo de Leão ou sou Leão. Em função desta in­ dicação, podemos nos re­ meter às informações rela­ tivas a este signo do Zodíaco e fazer um rápido esboço da personalidade em questão, a partir dos elementos proporcio­ nados pelo fato do Sol se situar no signo de Leão. Evidentemente, o es­ tudo de uma personalidade não se re­ sume à expressão e manifestação de sua vontade reveladas pela posição do Sol. Mas podemos começar a descrevê-la, sem ter em conta as outras informações que lhe dizem respeito, inscritas em seu mapa astral e que nos informarão sobre suas engrenagens mais complexas. N o entanto, para aperfeiçoar desde o início esta nossa interpretação, podemos nos remeter aos três decanatos que cada signo põe à nossa disposição.

Assim, dependendo do Sol se encon­ trar no primeiro, segundo ou terceiro decanato do signo de Leão, seu signi­ ficado será diferente. Em outras pala­ vras, um Leão do primeiro decanato não expressa nem manifesta sua von­ tade instintiva da mesma forma que um Leão do segundo ou terceiro decanato. Sendo o Sol o regente indiscutível deste signo, a natureza solar do nativo de Leão é reforçada, exaltada ou atenuada em função de onde se encontre o astro regente do decanato. O Sol em Leão no primeiro decanato, cujo regente é Saturno, estimula a ambição e autori­ dade próprias deste signo. N o segundo decanato, cujo regente é Júpiter, su­ blinha-se o aspecto generoso c expres­

sivo da personalidade de um Leão. Finalmente, Plutão, regente do terceiro decanato, provoca uma inquietação no nativo de Leão, que ele compensa nor­ malmente com uma tendência exacer­ bada pelo poder.

Tomamos o exemplo de Leão, mas será igual para os outros decanatos dos res­ tantes signos do Zodíaco, de modo que cada um lhe permitirá aperfeiçoar sua primeira interpretação, baseando-se ape­ nas na data de nascimento. Para fazê-lo, memorize os períodos dos decanatos e os astros que a eles correspondem.

OS DECANATOS DE CÂNCER 1.° decanato, de 90 a 100 graus, de 21 de junho a 1.° de julho: EMOÇÕES. A fusão de Vênus, planeta regente deste decanato, e da Lua, satélite regente de Câncer, intensificam as qualidades emocionais, afetivas e sensuais relativas a este signo.

O ascendente ou o Sol neste decanato revela uma pessoa hipersensível, sonha­ dora, terna, amável, encantadora mas

angustiada, com tendência para a dramatização

matização e idealização do seu passado c seus sentimentos. 2.° decanato, de 100 a 110 graus, de 2 a 12 de julho:

REVELAÇÕES.

Mercúrio, regente deste decanato, está imerso na sensibilidade da Lua, re­ gente de Câncer.

A inteligência c muito signi­ ficativa, curiosa, o que pode fazer com que destaque o ta­ lento ou então ceda à preguiça, à doçura contemplativa ou à dis­ persão. A pessoa que tiver o Sol ou as­ cendente neste decanato conta com muitos recursos, sua imaginação c fér­ til e sua consciência clara.

3.° decanato, de 110 a 120 graus, de 13 a 22 de julho: SENSIBILIDADE. A Lua, regente tanto deste decanato como de Câncer, sublinha evidente­ mente as qualidades naturais deste signo: doçura, sensibilidade, sonho, ne­ cessidade de ternura, de afeto, de pro­ teção, amor ao lar, apego ao passado, re­ ceio do futuro, medos irracionais, espírito meditativo e contemplativo, comportamento às vezes infantil ou lu­ nático.

OS DECANATOS PE LEÃO 1.° decanato, de 120 a 130 graus, de 23 de julho a 2 de agosto: EXTRE­ MISMO.

Saturno, planeta regente deste decanato, fixa a vontade ou o caráter do indivíduo que tenha o Sol ou ascendente neste lugar do Zodíaco sobre uma sede de ambição e desejo constante de domínio. As aptidões para dirigir e ter êxito são grandes, mas o risco de cair no despo­ tismo, egocentrismo, autoritarismo, in­ transigência ou orgulho levado ao ex­ tremo não são uma exceção.

2.° decanato, de 130 a 140 graus, de 3 a 12 de agosto: ORGULHO.

A conjunção do Sol, regente deste de­ canato, exalta as qualidades próprias dos nativos de Leão: generosidade, calor humano, domínio acertado das cir­ cunstâncias.

Mas o orgulho sofre uma verdadeira in­ flação e o desejo de ser admirado e aceito incita-o muitas vezes a fazer-se de grande senhor, a mostrar-se generoso, dispendioso e a viver acima de suas pos­ sibilidades.

3.° decanato, de 140 a 150 graus, de 13 a 22 de agosto: PODER.

Plutão, o transformador, regente deste terceiro decanato, perturba o Sol, re­ gente deste signo. A personalidade do nativo deste decanato torna-se com­ plexa, mas ao mesmo tempo mais inten­ sa, graças a esta combinação de astros. Na maioria das vezes tem um profundo problema de identidade que compensa com um gosto exacerbado pelo poder.

OS DECANATOS DE VIRGEM 1.° decanato, de 150 a 160 graus, de 23 de agosto a 1.° de setembro: HA­ BILIDADE.

O Sol, regente deste decanato, entra em relação com Mercúrio, regente deste

signo, e estimula as faculdades de assi­ milação e análise do indivíduo que tenha o Sol ou ascendente neste decanato, assim como sua curiosidade e seu sentido do pormenor. A necessidade de ordem, organização e método é muito grande, mas a necessidade de justificar seus atos e motivações são maiores ainda.

2.° decanato, de 160 a 170 graus, de 2 a 13 de setembro: DIPLOMACIA. Vênus, regente deste decanato, modera o espírito crítico de Mercúrio, regente deste signo, e tira-lhe também seu rigor intelectual a favor dos prazeres sutis e refinados. O indivíduo com o Sol ou o ascendente neste decanato tem gran­ des dons diplomáticos, mas custa-lhe expressar seus sentimentos e emoções, por pudor ou timidez.

3.° decanato, de 170 a 180 graus, de 14 a 22 de setembro: ALTRUÍSMO. Mercúrio, ao mesmo tempo regente deste signo e deste decanato, reforça as qualidades naturais do nativo de Virgem, sobretudo a generosidade, a in­ teligência, a autocrítica, o poder de con­ centração sobre os detalhes práticos da vida material. N o entanto, são princi­ palmente a necessidade de sentir-se útil, a abnegação e o altruísmo os valores que predominam.

A interpretação dos decanatos

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 69-71)

Outline

Documentos relacionados