• Nenhum resultado encontrado

D A LUA EM GÊMEOS XC As qualidades sensíveis da Lua, aqui no

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 79-81)

domicílio de Mercúrio, são perturbadas e estimuladas por uma agitação men­ tal que pode deixar o espírito ou o in­ telecto particularmente sensível e ima­ ginativo, sociável e comunicativo ou, ao contrário, endurecer a sensibilidade, desfazendo-se dela a favor do espírito crítico. Em ambos os casos, fica uma es­ pécie de alegria juvenil, um apurado sentido de humor, uma curiosidade des­ perta, uma necessidade de expressar sua sensibilidade através de suas idéias e vice-versa.

A

mulher com a Lua em Gêmeos vive sua feminilidade de uma forma bastante narcisista. Aspira a ser independente, pelo menos intelectual e teoricamente. So­ ciável e simpática, gosta de jogar com seu encanto. N o entanto, não suporta a contradição e a ri­ validade em nenhum campo. /?^ Palavras-chave: sensibilidade ^ unida à inteligência, sociabi­ lidade, imaginação literária, curiosidade, atividade mental, instabilidade.

3) A LUA EM CÂNCER g >

Neste caso, encontrando-se a Lua em seu domicílio, a sensibilidade é ex­ pressa plena e livremente. É freqüente esta configuração dar ao indivíduo ca­ racterísticas próprias do signo de Câncer que não só prevalecem sobre as de seu signo natal como são às vezes mais flagrantes do que em um verda­ deiro Câncer. De qualquer forma, pre­ dominam suas qualidades sensíveis. Necessita de ternura, afeto, proteção, compreensão e segurança. Sente uma profunda nostalgia de sua infância, ao ponto de manter atitudes infantis, que muitas vezes o tornam caprichoso e depressivo.

A

mulher com a Lua em Câncer

possui autênticas qualidades fe­ mininas de doçura, receptividade

e premonição. E terna, afetuosa,

maternal, às vezes angustiando- se sem razão. Oscila entre a mu¬ lher-menina e a mulher-mãe, mas suas relações com as crianças e o universo infantil são sem dú­ vida privilegiadas.

/ps Palavras-chave: hipersensi-

bilidade, doçura, ternura, ima­ ginação transbordante, sonhadora, ati­ tudes infantis, passividade, suavidade.

3) A LUA EM LEÃO S\

Neste caso, as qualidades lunares in­ tensificam-se pela presença do Sol, re­ gente deste signo. A sensibilidade é ra­ diante, calorosa; mas confunde-se com freqüência com a vontade do indivíduo, ao ponto deste tender, sem se dar conta, à auto-suficiência. Muitas vezes tem qualquer coisa de homem, que se impõe aos outros, mas sem estar necessaria­ mente consciente disso. Sua sensibili­ dade queima-se ainda com as chamas da vontade, o que dá lugar a dúvidas, prin­ cipalmente sobre sua identidade, que compensa com um certo gosto pelas aparências, a vaidade ou um desejo de sentir emoções especiais.

A

mulher com a Lua em Leão está

consciente de suas qualidades do poder de sua feminilidade e da influência que exerce sobre os outros. Surge-lhe às vezes um sentimento de superioridade ao competir com o homem, face ao qual jamais recuará. É ambiciosa. Tem necessidade de obter a apro­ vação dos outros.

fp. Palavras-chave: sensibilidade

"** ua41^ expressiva que estimula o

gosto pelo fausto e pelo belo, imaginação artística, orgulho, arrogância, egoísmo.

3) A LUA EM VIRGEM W

Presente no segundo domicílio de Mercúrio, a Lua já não se dispersa, pelo contrário, fixa-se nos detalhes práticos da vida material. Revela no indivíduo uma sensibilidade concentrada ou en­ cerrada no presente imediato, que a

priori o proíbe de qualquer forma de en­

trega. No entanto, ao mesmo tempo que demonstra seu caráter de certa reserva ou timidez não fingidas, também não esconde uma natureza muito refinada, sempre em busca dos últimos limites, ou, ao contrário, pratica um desapego pensado e justificado de tudo o que se torna fraco ou dependente por culpa de sua sensibilidade.

A

não consegue viver sua feminili­mulher com a Lua em Virgem dade serenamente, sem que in­ tervenha um sentimento de cul­ pa que a torna serviçal, entregue até à abnegação, mas também perfeccionista e ranzinza. Tem sempre receio de decepcionar e decepcionar-se. É muito mais sentimental do que aparenta.

/?^ Palavras-chave: sensibilidade introvertida, reserva, meticu­ losidade, modéstia, imaginação prática, inquietude, hipocondria, sentido crítico.

D A LUA EM LIBRA =í2=

A Lua, que neste caso se encontra no universo de Vênus, regente deste signo, revela o refinamento do indivíduo. N o entanto, este só se deixa levar por suas sensações caso se sinta em harmonia consigo mesmo, com os outros e com o contexto onde se insere. Os valores estéticos e formais são tão essenciais para ele, que se mostra perfeccionista ou pode ter tendência para fazer demasia­ das concessões para viver em um am­ biente harmonioso. Sua preocupação em preservar seu equilíbrio interior é constante, o que pode torná-lo mais exi­ gente e seletivo do que parece. Seu en­ canto e sociabilidade naturais fazem-no ganhar muitas simpatias.

A

mulher com a Lua em Libra possui uma sensibilidade espe­ cialmente refinada, que a torna perfeccionista, lúcida e muito crí­ tica consigo mesma. Preocupa- se muito com seu aspecto, seu meio, a estética, a harmonia das relações que cria e cultiva. Tam­ bém está preocupada em encon­ trar um equilíbrio ideal na vivên­ cia de sua feminilidade.

ypj, Palavras-chave: sensibilidade

** l i i ae q u i l i b r a d a , busca da har­ monia, imaginação refinada, sociabili­ dade, superficialidade, perfeccionismo.

} ) A LUA EM ESCORPIÃO \

Imersa no mundo de Marte e Plutão, regentes deste signo, a Lua confere a este indivíduo uma sensibilidade má­ gica, turva e atormentada pelos impul­ sos essenciais e vitais. Uma sutil mis­ tura de instinto e lucidez estimula suas faculdades intuitivas, o que aumentará sua curiosidade sensual e intelectual, que o torna capaz de adivinhar os es­ tados de espírito em relação a ele. Domina sempre a necessidade de ser seduzido ou seduzir através dos sen­ tidos, assim como a busca de sensações especiais, intensas, insólitas ou des­ conhecidas. N o entanto, seu compor­ tamento, agradável e receptivo, esconde um grande sangue-frio diante de situa­ ções difíceis.

A

mulher com a Lua em Es­ corpião possui uma sensuali­ dade intensa e misteriosa que a torna sedutora, atraente, magnética e irresistível. Vive sua condição de mulher de maneira instintiva e animal, ví­ tima de suas sensações, im­ pulsos e repulsas irreprimíveis e inexplicáveis.

/^N Palavras-chave: sangue-frio,

\j, JkfeT sensualidade intensa, mag­ netismo, curiosidade, imaginação eró­ tica, rancor, inveja.

] ) A LUA EM SAGITÁRIO /

Júpiter e, em segundo lugar, Netuno, regentes deste signo, aumentam as qua­ lidades sensíveis do indivíduo, que sente a necessidade de se expandir com ple­ nitude através delas. Sua alegria de viver, sua boa vontade, gentileza e generosi­ dade são componentes naturais de sua personalidade, assim como sua necessi­ dade de levar uma vida sã, serena e tran­ qüila. N o entanto, às vezes atormenta- se por inquietudes inefáveis, devido à sua necessidade tão natural de ampliar o âmbito e o horizonte de suas sen­ sações. Compensa-as dedicando-se a uma atividade física suscetível de pre­ encher seu desejo de espaço vital, de contato com a natureza, para sentir seu corpo viver e vibrar.

A

mulher com a Lua em Sagitário

aspira a realizar-se de forma ge­ nerosa, ideal e plena através das qualidades sensíveis de sua fe­ minilidade que a fazem ser oti­ mista, expansiva, positiva. Por um lado, ela é atraída pela aven­ tura e, por outro, seu apego às normas; é ao mesmo tempo in­ dependente e conformista. jps Palavras-chave: sensibilidade

**^ generosa, ingênua, benévola, imaginação vagabunda, gosto pela aven­ tura e o conforto.

A Lua nos signos

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 79-81)

Outline

Documentos relacionados