• Nenhum resultado encontrado

A posição de Mercúrio em uma Casa revela em que setor da vida material, pública e social se expressará a inteligência do indivíduo.

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 127-129)

D

ependendo de onde se encontra o signo do Zodíaco, Mercúrio nos informa sobre a expressão e manifes­ tação da inteligência.

Esta expressão e manifestação impreg­ nam-se das qualidades inerentes ao signo onde se situe Mercúrio.

O mesmo servirá para sua posição em uma das 12 casas.

N o entanto, precisamos sublinhar que não devemos sobrestimar as tendên­ cias que nos revelam as situações dos astros nas casas, visto que refletem muito mais os traços superficiais de ca­ ráter e os reflexos de comporta­ mento do que as características da psicologia profunda de uma pessoa.

É óbvio que têm igualmente sua im­ portância, mas não significam nada se não se tentar compreender o que as ex­ plica ou justifica.

Sendo assim, ao interpretar um mapa astral, quando analisar a posição de Mercúrio em uma casa, nunca esqueça de levar em consideração o regente do signo onde se encontra e a situação do referido regente no signo e na casa.

MERCÚRIO NA CASA I A inteligência, o eu e

a aparência consti­ tuem um todo, o que explica que o indivíduo, em princípio, esteja in­ telectualmente em contato com a vida ma­ terial e o mundo exterior, que aprenda mediante sua inteligência, revelada pelo signo do Zodíaco onde Mercúrio se encontrar. É de natureza curiosa, possui u m caráter flexível, adaptável; boas faculdades cerebrais que favo­

recerão seguramente o bom desenvolvimento de sua per­

"*Sa"B*^ Sua mentalidade aguçada incita-o a captar as idéias dos outros, a reagir imediatamente face a elas. Por esta razão, pode mostrar-se instável em suas con­ vicções, mudar freqüentemente de idéias ou de centro de interesses, mos­ trar-se falador, ansioso, nervoso. Mas tudo o que estiver relacionado com os intercâmbios e a comunicação será um terreno privilegiado para ele.

MERCÚRIO NA CASA II É o que chamamos a

configuração do ho­ mem que se fez a

si próprio. Isto não signifi­ ca que Mercúrio,

¥ nesta posição, re­ vele sistematicamente uma mulher ou um ho­ mem de negócios, mas podemos estar certos de que o indivíduo afetado por esta configuração tenderá a tomar posse do seu meio natural de forma intelec­ tual ou inteligente. Em outras palavras, aproveitará suas faculdades mentais e sua habilidade intelectual para satisfazer seus desejos. Possui a arte de se adap­ tar às circunstâncias para tirar algum proveito, com um agudo sentido dos próprios interesses, que quase sempre passam à frente dos interesses dos ou­ tros. Pode ser astuto, arrevesado ou ma­ quiavélico em assuntos de dinheiro.

MERCÚRIO NA CASA III Trocar idéias e comu­

nicar é tão evidente neste indivíduo, e utiliza com tanta facilidade estes dois conceitos, que com ? ele é normal nos es­

quecermos que, para transmitir algo, é preciso ter algo para dizer, para comunicar. De maneira que, às vezes, basta-lhe fazer o papel de me­ diador, intermediário, pedagogo; mas pode mesmo ser brilhante nas ativida­ des que requerem talento de orador ou autor. De fato, a fala e a escrita ocupam um primeiro lugar em sua existência, quer porque as utiliza quer porque é muito sensível a elas. É uma mulher ou um homem com contatos, que às vezes não possui profundidade nem conti­ nuidade em seus intercâmbios, nem tampouco em suas idéias.

MERCÚRIO NA CASA IV Como podemos ima­

ginar, a inteligência do indivíduo ma­ nifesta-se e con­ centra-se no âm­ bito do seu meio pr' familiar em primeiro

lugar e, em segundo lu­ gar, no seu lar.

Esteve quase sempre cercado de um contexto familiar inteligente, ou então onde a inteligência ocupava um lugar considerável, e isso será refletido em sua existência.

Sendo assim, aspira a viver em um am­ biente alegre, animado, agradável, às vezes até a mudar-se com freqüência, visto ter uma necessidade constante de mudar de ares, justamente em seu âm­ bito de vida. Evidentemente, as relações com os pais, irmãos e irmãs podem de­ sempenhar um papel importante ao longo de sua vida, ou podem ser difíceis e complicadas. De qualquer forma, nunca se afastará deles totalmente e será muitas vezes perseguido por eles, em forma de preocupações, durante toda sua existência. MERCÚRIO NA CASA V O indivíduo tende aos prazeres ou à racionalização dos seus sentimentos. Tanto em um ca­ so como no outro, tal fato pode esti­ mular sua imaginação e também torná-lo produtivo em todos os campos próprios de Mercúrio: na es­ crita ou nos trabalhos literários, nos in­ tercâmbios e no comércio, principal­ mente na arte assim como no lazer. Porém, Mercúrio nesta casa dá lugar a fantásticos pedagogos. De fato, a Casa V, ao estar em analogia com as crianças, faz com que esta configuração indique uma inteligência inclinada para o mundo da infância e da adolescência, daí que o indivíduo em questão tenha certo talento para comunicar seus con­ hecimentos ou idéias aos jovens. Além disso, as relações com seus próprios fi­ lhos serão sempre uma fonte de enri­ quecimento para ele. Será seu cúmplice.

MERCÚRIO NA CASA VI A inteligência do in­

divíduo concen­ tra-se na vida co­ tidiana, que é capaz de enfren­ tar com muito ânimo, mas mos­ trando-se às vezes ner­ voso e suscetível. Em suas ocupações é normal ser desarrumado e instável, principalmente se estas não tiverem in­ teresse algum para ele. Em conseqüên­ cia, pode mudar de ocupação antes de encontrar seu lugar. Em contrapartida, se suas atividades o motivarem, tem ca­ pacidade para assumir trabalhos delica­ dos, que exigem muita atenção, onde demonstrará seu espírito de análise e gosto pelo estudo, seu caráter obediente e sentido de organização. Seu ponto fra­ co é a saúde, especialmente os pulmões e o sistema nervoso. Possui um espírito crítico e autocrítico que podem fazê- lo cair no perfeccionismo e convertê-lo em uma pessoa cheia de picuinhas.

Os astros nas casas

Mercúrio

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 127-129)

Outline

Documentos relacionados