• Nenhum resultado encontrado

A Parte da Fortuna nos signos (II)

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 117-119)

A PARTE DA FORTUNA EM LIBRA

U m nativo cuja Parte da Fortuna está si­ tuada neste signo, em seu mapa astral, não só pode obter sua sorte e suas maio­ res alegrias do outro e dos demais, como também é nestes outros onde as vai en­ contrar. O outro, muitas vezes, é um ser complemento que chegará a conhecer e com o qual terá uma relação totalmente privilegiada. Nosso nativo não deveria ceder à tentação do perfeccionismo no que se refere a suas relações com os de­ mais ou simplesmente em sua vida de casal.

De fato, sempre existe essa armadilha na Parte da Fortuna, que induz a levar tudo a um ponto culminante, sublime e ideal; mas, por isso mesmo, inacessí­ vel. Em outras palavras, o indivíduo re­ velado por uma Parte da Fortuna em Libra sempre pode tender a idealizar seu companheiro ou a vida do casal. Se o faz, encontrará uma decepção. Por outro lado, se se transforma a si mesmo no ar­ tesão desta perspectiva de fusão no outro, e com o outro, à qual aspira e que sente em seu interior, será muito feliz. Seu destino é poder viver no outro, com o outro, através dele, sentir-se rico a custo da riqueza interior do outro, dando-lhe a oportunidade de realizar- se, expressar-se e dar o melhor de si mesmo.

O indivíduo cuja Parte da Fortuna está neste signo, pode estabelecer uma re­ lação quase mágica, que transformará sua vida, através de uma pessoa à qual parecia predestinado; e por sua vez ele

transformará a vida desta pessoa. No en­ tanto, isto não se reduz somente ao outro em particular, às vezes pode re­ ferir-se aos demais em geral. De fato, o indivíduo em questão pode demons­ trar tal compreensão e indulgência para os demais que estes irão até ele espon­ taneamente, sem que ele tenha que mover um só dedo. Ao tomar cons­ ciência da alegria que proporciona aos demais inconscientemente ou de que os demais se alimentam desta alegria, ele mesmo encontrará sua felicidade, posto que possui uma verdadeira harmonia in­ terior. Os demais sabem disso, sentem e pressentem. Por esta razão as pessoas vão até ele. Mas cabe a ele ser consciente disso.

A PARTE DA FORTUNA EM ESCORPIÃO

O indivíduo com a Parte da Fortuna neste signo em seu mapa astral sai em busca da sublimação de seus instintos, impulsos, desejos, prazeres e sentidos. Em um primeiro momento, aspira a ter sensações excepcionais, intensas, físicas e mentais. Em um segundo momento, pode ter preocupações místicas e espi­ rituais, mais que religiosas. Na verdade, sua busca consiste em vibrar com a má­ xima intensidade.

Isto pode convertê-lo em um ser muito exigente sexualmente, e que aspira a uma autêntica fusão carnal, intelectual, sensual e espiritual com o outro, in­ clusive a fundir-se ou a anular-se nele. Sua sorte é possuir a capacidade de do­ minar seus formidáveis recursos ener­

géticos para aliviar, cuidar, possivel­ mente curar, aos demais. Sua sorte tam­ bém consiste em poder encontrar a paz em si mesmo, ajudando aos demais a encontrar a própria, o que quase sem­ pre acontece quando se abre aos demais sobre seus sofrimentos físicos e morais, pois ajuda a pessoa a acabar com um combate físico e moral, com uma luta interior, que é a causa da dor.

A PARTE DA FORTUNA EM SAGITÁRIO

Ser simplesmente ele mesmo não é a melhor e mais nobre ambição do ho­ mem? É esta a sorte que está ao alcance da mão do nativo com a Parte da For­ tuna em Sagitário. De fato, conta com todas as oportunidades para chegar a ser um dia verdadeiramente o que no fundo é, sem artifícios nem floreios, goste ou não goste. Antes deste dia chegar, passa­ rá sem dúvida pela etapa da iniciação. Isto é, cruzará com um mestre, que tem que ser necessariamente um mestre espiritual, alguém que o porá no ca­ minho correto para ele. Em todo caso, mais cedo ou mais tarde, acabará por ganhar esta liberdade do homem igual a si mesmo, da mulher orgulhosa de ser o que é.

Nem ele nem ela jamais expressarão sua liberdade em forma de reivindicação mas sim de revelação. A pessoa com a Parte da Fortuna presente neste signo encarnará a liberdade. Terá a sorte de ser fundamentalmente livre, e nada nem ninguém poderá jamais forçá-la, retê-la ou aprisioná-la.

A PARTE DA FORTUNA EM CAPRICÓRNIO

Neste caso, estamos no universo do pu­ ro desapego. De saída, o indivíduo, cuja Parte da Fortuna está inscrita neste signo no dia do nascimento, tem a sorte de ser capaz de ir ao essencial. Possui um ter­ ceiro olho lúcido que jamais o trai. Sem dúvida alguma, não o utilizará de saída, obviamente. Mas lhe servirá de guia, sem saber, durante a primeira metade de sua existência. E na maturidade será seu mestre. Também aprenderá pouco a pouco a fazer abstração das incerte­ zas da vida sensível e emocional, que sem dúvida não é sem atrativos, mas com freqüência é traiçoeira e ilusória. Saberá também dar um objetivo que irá mais além de si mesmo e que lhe ga­ rantirá uma espécie de continuidade em suas intenções e em seus atos, os quais lhe farão passar por uma pessoa sólida, bem estruturada e bem ancorada na rea­ lidade material. Mas só estará disposto a se despojar de tudo que for superficial, fútil e inútil aqui em baixo, pois sua sorte e sua maior parte de felicidade residem justamente no mais total desapego, em

uma espécie de solidão iluminada.

A PARTE DA FORTUNA EM AQUÁRIO

As palavras-chave do indivíduo cuja Par­ te da Fortuna está situada neste signo em seu mapa astral são: energia, dinamismo e luz. É desta forma que encontrará sua felicidade, entregando-se a todas as ex­ periências da vida, explorando todos os campos da realidade, partindo do desco­ brimento do que ninguém viu, ninguém detectou e ninguém apreendeu. Sua sorte será a de poder lançar-se na grande aven­ tura da vida, soltar amarras, sair de seu casulo familiar, social, educativo, econô­ mico, político, religioso e de relações. Para ele, nada será impossível por pouco que chegue até o final de suas loucas idéias, de seus insensatos projetos, de seus sonhos, que tem o poder de tornar reais. De forma que, quaisquer que sejam seus inconvenientes e adversidades, se faz um

uso inteligente de sua energia ativa para operar de forma independente, original e solidária, a sorte estará de seu lado. Da mesma forma, se decide ser uma pes­ soa douta em sua atividade, poderá ilu­ minar aos demais ou mostrar-lhes o ca­ minho; a felicidade não o abandonará jamais, pois sempre sentirá uma profunda alegria transmitindo e comunicando o que vê.

A PARTE DA FORTUNA EM PEIXES

A parte de sorte e felicidade do nativo com a Parte da Fortuna neste signo, do qual às vezes dizem reunir todos os de­ mais signos do Zodíaco, estará na fron­ teira do que os psicanalistas definem como os conceitos de "consciente" e "inconsciente". Portanto, aproveitando a capacidade de perceber uma dupla rea­ lidade, de ver simultaneamente o con­ teúdo e o continente de todas as coi­ sas, o fundo e a forma ao mesmo tempo, este indivíduo encontrará uma espécie de plenitude interior. Inefavelmente, e sem que isso seja refletido em seus atos ou em seu comportamento, aspirará a uma espécie de transcendência do pen­ samento. Por exemplo, será mais cons­ ciente que ninguém do tempo trans­ corrido, mas reconhecerá também a permanência das coisas. Quase sempre transmitirá o que percebe através do amor. Mas este amor não tem nada a ver com os sentimentos pessoais ou egoís­ tas. Trata-se da entrega pura e desinte­ ressada de quem, no fundo, sabe que tudo reúne os seres e que todos os seres somos parecidos.

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 117-119)

Outline

Documentos relacionados