• Nenhum resultado encontrado

A posição do Sol nos informa sobre a natureza e expressão da vontade instintiva do indivíduo Por isso, o estudo de sua situação nas casas deve merecer toda nossa atenção.

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 121-123)

O

Sol nos informa sempre sobre o campo privilegiado da expressão natural da vontade, mas também do âmbito em que o ser brilhará espon­ taneamente, do setor da vida social no qual se sentirá como em sua casa, dando o melhor de si mesmo e utilizando todo o que necessita para existir, viver e re­ alizar-se.

0 SOL NA CASA VII

A vontade instintiva do indivíduo pro­ jeta-se sobre

os outros, e sobre outro indivíduo em particular. A pessoa tem necessidade de se sentir integrado no meio ou contexto em que evolui, de estar cercado de pes­ soas, aceito e apoiado. Gosta de cola­ borar, de participar, de se associar, de trabalhar em equipe. Aspira a exercer uma influência mais ou menos marcada sobre os demais, a depender do signo em que o Sol se encontre e os aspec­ tos que receba. Paradoxalmente, quan­ do está entre os outros, sente-se livre

ou independente. Esta posição pode ser presságio de uma união que terá um papel muito importante em sua vida. Pode ficar muito dependente, influen­ ciável, maleável, incapaz de assumir-se ou bastar-se a si mesmo. Também é, às vezes, o signo da procura do parceiro ideal, do qual tem necessidade para se realizar.

0 SOL NA CASA VIII

A vontade instintiva do indivíduo aspira ao

desapego. De fato, enquanto a Casa II é a do apego e da tomada de posse do seu meio natural, a Casa VIII, ao con­ trário, revela suas qualidades opostas: de­ sapego, rejeição e desapontamento. Por isso, ao longo de sua vida, e porque faz parte dele, de sua psicologia e do papel existencial que tende a desempenhar, o indivíduo afetado por esta configuração é obrigado pelas circunstâncias a aban­ donar definitivamente seu meio natural, a deixar, perder ou abandonar os bens que adquiriu normalmente, a menos que não tome ele mesmo a iniciativa para isto, muitas vezes contra o que se espera dele. Pode também exilar-se, optar por viver uma vida em condições precárias, uma total renúncia ou até um habitat di­ ferente do seu. Finalmente apresenta, com freqüência, qualidades psíquicas surpreendentes. 0 SOL NA CASA IX A vontade instintiva leva o indivíduo à aventura, à exte­ riorização, a ex­ plorar, a sair de seu âmbito social habitual para am- pliar seu limites e seu horizonte, viver experiências desconhe­ cidas ou partir para um contexto total­ mente diferente daquele onde cresceu e evoluiu.

Por extensão, os países estrangeiros podem ter um papel importante em sua vida, seja por que terá tendência a via­ jar muito ou porque procurará o con­ tato com pessoas que tenham costumes, culturas e mentalidades diferentes dos seus ou dos que lhe são chegados, ou então porque decidirá, mais cedo ou mais tarde, viver no estrangeiro ou terá oportunidade para isso. De qualquer forma, sua vontade instintiva tende para a expansão intelectual, social, financeira, geográfica, etc. Às vezes, esta procura incessante de outros lugares pode con­ vertê-lo em um ser instável.

0 SOL NA CASA X A vontade instin­ tiva do indivíduo volta-se para a procura de sua independência e certo reconheci­ mento social. A ne- cessidade de se mos­ trar, de ter prestígio, de impor sua supremacia e sua personalidade está sempre latente na pessoa que tenha esta configuração. Às vezes, trata-se de uma necessidade essencial e vital que pode converter-se no próprio motor de sua existência social. N o mapa as­ tral de uma mulher, esta posição revela muitas vezes a presença de um pai com forte personalidade ou a procura de um homem brilhante e admirável. N o de um homem, a necessidade de ter um papel social impõe-se sempre. N o entanto, esta situação do Sol não anun­ cia sistematicamente o êxito social, mas uma vontade de se destacar, de se dis­ tinguir e de ser singular. Em contra­ partida, a ambição e o medo do fra­ casso podem predominar em sua existência.

O SOL NA CASA XI A vontade ins­

tintiva dos indi­ víduos aspira a dar com u m equilíbrio psicoló­ gico, moral, interior e social. Aqui, a pessoa já não procura ser independente; basicamente não o é. É portanto adaptável, com­ preensiva, não conformista, mas pode mostrar-se igualmente indisciplinada, indomável, rebelde. N o entanto, é raro que chegue a tais extremos, visto que aspira sempre ao ponto médio e à me­ dida certa. Tem um dom natural para avaliar com precisão, e até às vezes an­ tecipar as circunstâncias e os aconte­ cimentos de sua vida com pragma­

tismo. Na maioria das vezes, desen­ volve-se em u m âmbito de relações ricas e variadas, no qual se destaca. Se o Sol no mapa astral estiver em uma si­ tuação difícil, o equilíbrio do indiví­ duo em questão pode ser precário, ins­ tável, ou então não estará a salvo de crises psicológicas. O SOL NA CASA XII A vontade ins­ tintiva do indi­ víduo aspira ao sublime. A pes­ soa que tiver o Sol ^^ÊÊt^ nesta posição tem

tendência para se despojar das contingências materiais, das obri­ gações sociais e existenciais, para se abs­ ter delas ou às vezes para até mesmo fugir delas. Quase sempre deseja trans­ formar-se profundamente, converter- se em outro, adquirir força moral ou aproveitar plenamente sua força inte­ rior latente. Acontece muitas vezes que, na primeira parte de sua vida, decide viver retirado, isolado, ou então re­ nuncia a impor a sua vontade. N o en­ tanto, as dificuldades ou adversidades em que se encontrará, bem como sua tendência para os mistérios, as investi­ gações secretas, a vida espiritual ou o conhecimento profundo dos outros, in­ citam-nos muitas vezes a dar mostras de abnegação. Mas seu caminho na vida social e de relações permanece sempre um pouco solitário.

Os astros nas Casas

A Lua

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 121-123)

Outline

Documentos relacionados