• Nenhum resultado encontrado

Júpiter nos signos do Zodíaco (II)

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 97-99)

H JÚPITER EM LIBRA =Ü=

O indivíduo que possui esta configuração não é demasiado expansivo. De fato, a presença de Júpiter neste signo nos per­ mite compreender que sua condição sine

qua non para se desenvolver e ser feliz é

encontrar um equilíbrio, compromissos perfeitos que o ajudarão a viver sempre em harmonia com seu meio e com os ou­ tros. Neste sentido, possui a arte de ava­ liar o que poderá ser mais útil ou favo­ rável ao seu bem-estar, com uma mistura de refinamento e justiça. Suas grandes qualidades são de ordem ética e estética. Possui um sentido inato da injustiça e um gosto preciso. Costuma adotar um es­ tilo elegante. Também sente uma atração muito pronunciada pelas formas e aparências, princípios e convicções. Sendo assim, pode dar a impressão de pouco substancial e de "superficial", sendo ao mesmo tempo seletivo e rigoroso. Além disso, por medo de tomar partido ou co­ meter uma injustiça, peca freqüente­ mente por indecisão.

^ Palavras-chave: capacidade

** de expansão seletiva, equili­ brada, fortes preocupações de ordem ética e estética, refinamento, gosto do ponto de vista formal, sentido inato da justiça, caráter rigoroso, lúcido, crítico,

indeciso ou superficial.

1 | JÚPITER EM ESCORPIÃO %

O indivíduo que tem Júpiter neste signo intenso e instintivo sente a necessidade de se desenvolver de uma maneira vis­ ceral. Para ele é uma necessidade vital que pode impeli-lo a viver todo o tipo de ex­ periências para experimentar sensações diversas, fortes e estranhas. Por isso, dá com freqüência mostras de uma grande curiosidade experimental, em todos os âmbitos de sua vida. Além disso, para des­ frutar ou aproveitar plenamente as ale­ grias da existência, pode empregar meios inesperados, fora do comum, anticon¬ formistas ou provocadores, obscuros ou problemáticos. Seu instinto apurado es­ timula suas intuições e seus pressenti­ mentos, além do seu juízo crítico e de sua visão ao mesmo tempo lúcida e apaixo­ nada das coisas. Por outro lado, é fre­ qüentemente dotado de um grande poder de sedução muito sugestivo. E se adota um estilo ou um modo de vida total­ mente original e independente, não as­ pira menos a atrair os outros.

/ps Palavras-chave: capacidade

^ l A f e rae expansão instintiva, es­

sencial, visceral, gosto pelas sensações fortes, qualidades intuitivas penetran­ tes, grande curiosidade, sensualidade in­ tensa, comportamento experimental às vezes pouco saudável.

1 + JÚPITER EM SAGITÁRIO •/

Ao estar e m seu domicílio, pode dizer- se q u e a pessoa t e m tal configuração e m seu m a p a astral, q u e a alegria de viver é nela u m a segunda natureza. C o m o n o caso de Lua e m Câncer, freqüentemente esta posição dá ao indivíduo caracterís­ ticas jupiterianas mais marcadas d o q u e as de u m verdadeiro nativo d o signo de Sagitário. Seja c o m o for, mostra-se sem­ pre sob u m ângulo positivo, jovial, sim­ pático, expansivo. É otimista c distin­ gue-se por sua boa vontade natural e sua generosidade espontânea. C o s t u m a d i ­ zer-se que os seres que têm Júpiter neste signo são "bons". M e s m o sabendo q u e Júpiter permanece u m ano e m u m signo e q u e , d u r a n t e doze meses, d e doze e m doze anos, todos os seres que nascem na Terra t ê m J ú p i t e r e m Sagitário, n ã o se pode chegar à conclusão de q u e todos nasçam b o n s . N o entanto, é certo q u e e m todos há s e m p r e u m fundo de b o n ­ dade e de b o a vontade q u e estará mais o u m e n o s marcado.

/p* Palavras-chave: capaci-

dade de expansão positiva, confiada, didática, jovialidade, mate­ rialismo, tradicionalismo, caráter tran­ qüilo, boa vontade fundamental, oti­ mismo, lealdade, erros de juízo, imprevisão.

I f JÚPITER EM CAPRICÓRNIO ^

Diz-se que Júpiter não está demasiado confortável neste signo, pois o regente é Saturno, o qual, como sabemos, é con­ centrado, fixo e restritivo, às vezes mes­ mo inibido, ao passo que Júpiter aspira à felicidade e à alegria de viver, à inér­ cia, às vezes muito evidente. N o en­ tanto, da mistura destes dois astros, com qualidades aparentemente contraditó­ rias, resulta uma mescla surpreendente, por pouco que a pessoa em questão saiba encontrar um compromisso inteligente para pôr fim ao conflito latente entre a alegria de viver e a razão, que sente em seu interior. Assim, quando as quali­ dades inerentes e Júpiter estão ao ser­ viço de Saturno, o indivíduo experi­ menta raros prazeres, bem escolhidos; e quando as qualidades de Saturno ser­ vem as de Júpiter, sua alegria de viver é mais intensa, dado que está retida, controlada, pela razão. Aqui nos en­ contramos no âmbito da felicidade du­ radoura. Sem dúvida que os riscos de excesso de austeridade ou de intempe¬ rança são sempre possíveis.

já, Palavras-chave: capacidade <\y, &&r de expansão realista, pru­ dente, perseverante, conflito latente entre a alegria de viver e a razão, comporta­ mento sério, grande poder de concen­ tração, gosto pelo saber, excesso de rigor.

^ JÚPITER EM AQUÁRIO ^

Embora a expansividade natural do in­ divíduo esteja um pouco contida, su­ blinhada pela presença de Saturno, o primeiro regente de Aquário, sua alegria de viver não é menos revitalizada pela presença de Urano, o segundo regente deste signo. Podemos dizer que sua arte de aproveitar os prazeres da vida bene­ ficia da capacidade de concentração de Saturno — e assim nunca se perde —, mas também da dinâmica, da mobili­ dade c do oportunismo de Urano. As­ sim, se o indivíduo afetado por esta con­ figuração possui um grande poder de adaptação que lhe permite desfrutar do instante, da felicidade do momento, não está por isso menos consciente de seus desejos e de suas alegrias. E, se neces­ sário, é capaz de se distanciar, de exer­ cer o domínio. É desta forma que ex­ perimenta e manifesta sua vontade de se desenvolver com toda a inde­ pendência. Como pode ser rebelde a qualquer contrariedade, ostenta um in­ dividualismo excessivo, negando inte­ grar-se.

^ Palavras-chave: capacidade ** l4ft^ de expansão dinâmica, opor­ tunismo, habilidade diplomática, força de persuasão, faculdade de adaptação e de abstração, caráter rebelde, utópico, atraído pela ilegalidade.

H JÚPITER EM PEIXES X

Sabemos que Júpiter é o primeiro regente de Peixes. N o entanto, a presença de Netuno, seu segundo regente, engendra freqüentemente uma exaltação das emo­ ções e da sensibilidade no indivíduo que tem Júpiter situado neste signo, em seu mapa astral. Por isso, aspira a viver e a ex­ perimentar as venturas e os prazeres ma­ ravilhosos, refinados, sutis, profundos. Esta preocupação pode manifestar-se ob­ sessivamente nele. Por outro lado, assim como tem tendência para exagerar suas venturas e prazeres, está também sujeito à dramatização ou ao excesso de sensi­ bilidade, que o podem tornar ciclotímico, passando, sem transição, do júbilo às lá­ grimas ou, simplesmente, chorar de ale­ gria. Muitas vezes é atormentado por um desespero profundo, uma angústia indi­ zível, que não se baseia em nada concreto salvo em seu estado de espírito. Compor­ ta-se às vezes de uma maneira infantil, egoísta ou talvez muito influenciável. E, por último, possui uma sutil capacidade de persuasão e de auto-sugestão que o ajuda a obter aquilo que deseja.

(p> Palavras-chave: capacidade ^ de expansão sensual, recep­ tiva, tendência para a dramatização, mo­ vimentos emocionais instáveis (felizes e infelizes), excesso de sensibilidade, sutil capacidade de sedução.

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 97-99)

Outline

Documentos relacionados