• Nenhum resultado encontrado

Breve resumo do significado das Casas astrológicas

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 172-177)

A Casa I ou ascendente revela a expressão do indivíduo.

A Casa VII revela a capacidade de adap­ tação do indivíduo em relação aos outros. A Casa II revela a expressão do instinto de conservação do indivíduo.

A Casa VIII revela a expressão do instinto de vida e morte do indivíduo.

A Casa III revela as relações do indivíduo com seu meio social habitual.

A Casa IX revela o potencial de inte­ ligência superior do indivíduo.

As Casas nos signos do Zodíaco

A Casa V e a Casa XI

A

Casa V é a do amor único, exclu­ sivo e a da energia vital, enquanto a Casa XI, sua oposta, está relacionada com os sentimentos serenos, modera­ dos e o equilíbrio interior.

A CASA V NOS SIGNOS

em Aries: a energia vital é abundante, impetuosa, sub­ metida a impulsos entusias­ tas e a fases depressivas que se superam com rapidez.

A criatividade é expressada esponta­ neamente, mas sem continuidade. O amor é sentido como uma manifes­ tação da personalidade, impulso ime­ diato, cego, absoluto.

em Touro: a energia vital é pura, sadia, lenta. Evitam-se os excessos, exceto os que têm lugar por causa da gula. Forma de criatividade produtiva, cons­ trutiva ou útil. O amor é vivido den­ tro das normas das relações senti­ mentais, onde a fidelidade mútua é condição sine qua non.

em Gêmeos: a energia vital é m u i t o mais nervosa que dinâmica. C o m freqüência estimula a atividade cere­ bral. A criatividade se manifesta rica, cheia de cores, variada, mas instável ou dispersa. O amor é sentido como a expressão da busca narcisista de outro eu.

em Câncer: a energia vital está submetida às influências exteriores. Revela com fre­ qüência um temperamento ciclotímico. A criatividade é inspirada,

sonhada, inibida ou estimulada pela imaginação. O amor é vivido mediante uma busca da fusão terna e sensual com o outro.

em Leão: a energia vital é ge­ nerosa, expressiva, ardente, sadia. A brilhante criativi­ dade pode se revelar como u m elemento essencial de sua perso­ nalidade. O amor é expressado com nobreza e dedicação. A necessidade de amar, de admirar e de ser querido e es­ timado, é vital.

em Virgem: a energia vital é sóbria em sua expressão, às vezes medida ou inibida. A criatividade é utilizada para fins práticos ou úteis, concentrada nos detalhes da vida material.

O amor é expressado com muita reser­ va sem claras nem evidentes manifesta­ ções. Pode ser calculador ou excessiva­ mente racional.

em Libra: a energia vital é equilibrada, aproveitada com parcimônia e sem excesso. A criatividade é com freqüên­ cia submetida a critérios de ordem se­ letiva e estética, que podem ter como conseqüência u m gosto muito fino pela beleza. O amor é vivido como uma busca de relações harmoniosas.

em Escorpião: a energia vital é secreta, misteriosa, porém cheia de recursos e força. A criatividade é intensa, esti­ mulada pela curiosidade, a sensualida­ de e os impulsos às vezes geniais. O amor é apaixonado, violento, atormen­ tado, exaltado pelo impulso dos senti­ dos e o afã de posse.

em Sagitário: a energia vital é generosa, espontânea, ex­ pansiva e ao mesmo tempo serena. Necessita exteriori¬ zar-se. A criatividade está a serviço da

r

alegria de viver e a vontade de m u ­ dança. O amor é vivido como uma ex­ pressão simples, natural e aberta.

em Capricórnio: o espírito lógico e racional controla a energia vital. Está concentra­ da, contida, introvertida. A criatividade também se vê submetida ao espírito lógico e à lucidez. Está, igualmente, sob controle. O amor, des­ pojado de toda expressão inútil, pode no entanto revelar-se positivo.

em Aquário: a energia vital c dinâmica, impulsiva, algu­ mas vezes surpreendente, outras vezes instável ou es­ banjada. A criatividade adota sempre aspectos repletos de originalidade, não conformistas ou oportunistas. O amor é vivido no presente imediato, com toda a liberdade, de forma desenvolta. em Peixes: a energia vital é confusa e flutua, porém é cheia de recursos profundos e insuspeitos. A criatividade é de uma grande riqueza, transbordan­ te, inspirada, às vezes notoriamente fe­ cunda e lírica. N o amor, vive-se a bus­ ca do absoluto e sente-se como uma fusão total com o outro.

A CASA XI NOS SIGNOS

em Áries: o equilíbrio interior é quase sempre precário, pois se busca de forma ingênua e impulsiva.

As relações amistosas são ardentes, enér­ gicas, em transformação. Os projetos são empreendidos com entusiasmo.

em Touro: o equilíbrio inte­ rior depende completamen­ te da segurança material e afetiva.

As relações amistosas se estabelecem de igual modo sobre bases afetivas. Os projetos são elaborados e concretiza­ dos com lentidão.

em Gêmeos: o equilíbrio in­ terior se baseia no espírito prático ou na flexibilidade mental. As relações amisto­ sas são múltiplas e variadas, cm trans­ formação e agradáveis. Os projetos são mais teóricos que efetivos.

em Câncer: a influência dos demais e as circunstâncias debilitam seu equilíbrio inte­ rior. As relações de amizade são expressadas mediante uma busca de afinidades eletivas. Os projetos são es­ cassos, utópicos ou confusos.

em Leão: o equilíbrio inte­ rior repousa sobre a nobreza de coração e uma vontade de autocontrole. As relações têm prestígio, valorizam e são gratifi­ cantes. Os projetos são ambiciosos ou grandiosos.

em Virgem: o equilíbrio in­ terior implica uma preser­ vação de sua identidade. As relações de amizade são es­ cassas, porém valiosas e submetidas ao espírito crítico. Os projetos são sele­ cionados e realizados escrupulosamente.

em Libra: o equilíbrio inte­ rior só se adquire mediante sutis compromissos. As re­ lações de amizade são refi­ nadas, baseadas em uma estima mútua. Os projetos são elaborados durante lon­ go tempo e com muita certeza.

em Escorpião: o equilíbrio in­ terior é posto em dúvida com freqüência, vítima dos im­ pulsos instintivos. As relações amistosas são estimulantes e enrique­ cedoras. Os projetos são audazes.

em Sagitário: o equilíbrio in­ terior implica encontrar um acordo entre a necessidade de aventura c uma vida tran­ qüila. As relações de amizade são vi­ vidas em um espírito de camaradagem. Os projetos são otimistas.

em Capricórnio: o equilíbrio interior se baseia em um sis­ tema hábil de autodefesa. As relações amistosas são vivi­ das com grande desconfiança. Os pro­ jetos são elaborados com rigor e sem­

pre são realizados a longo prazo. em Aquário: o equilíbrio in­ terior se baseia no dinamis­ mo, na força de decisão e na capacidade de adaptação. As relações de amizade são ricas. Os pro­ jetos são numerosos, e são realizados

muito rapidamente.

em Peixes: os altos e baixos emocionais perturbam o equilíbrio interior.

Às vezes, a busca do equilí­ brio é idealista ou espiritual. As re­ lações de amizade são estranhas, con­ fusas e inquietantes. Os projetos são maravilhosos, mas às vezes irreais.

Breve resumo do significado das Casas astrológicas

A Casa I ou ascendente revela a ex­

pressão do indivíduo.

A Casa VII revela a capacidade de adap­ tação do indivíduo com respeito aos de­ mais.

A Casa II revela o instinto de conservação do indivíduo.

A Casa VIII revela a expressão do instinto de vida e morte do indivíduo.

A Casa III revela as relações do indivíduo com seu meio social habitual.

A Casa IX revela o potencial de inte­ ligência superior do indivíduo.

A Casa IV revela as bases da existência do indivíduo.

A Casa X revela a expressão da vontade de independência social e existencial do indivíduo.

Você pode também consultar a ficha n.° 7, da seção "Descobrir a Astrologia", onde encontrará uma apresentação das Casas.

As Casas nos signos do Zodíaco

A Casa VI e a Casa XII

A

Casa VI nos informa sobre a vida cotidiana, a inserção no mundo do trabalho, o bem-estar e a saúde, ao passo que a Casa XII é a da superação de nós mesmos, da atitude perante a adversi­ dade.

A CASA VI NOS SIGNOS

em Áries: necessidade de afir­ mar-se a cada momento do dia, de impor-se aos outros na vida cotidiana, de exterio­ rizar suas energias. O indivíduo terá tendência para problemas oftalmológi¬ cos e acessos de febre.

em Touro: no dia-a-dia, vida tranqüila, aprazível e segura. Necessidade de tranqüilidade na vida cotidiana. Indivíduo amante dos costumes. É um excelente artesão, um trabalhador corajoso. Seus pontos fracos são a garganta, o sistema digestivo e intestinal e o fígado.

em Gêmeos: tendência para uma certa frivolidade, mas grande capacidade de adap­ tação à vida diária. Este indi­ víduo é sociável, comunicativo, às vezes superficial no cotidiano. Gosta de mudar de ocupação. Suas vias respiratórias são fracas e o sistema nervoso deficiente.

em Câncer: o comportamen­ to na vida diária é ansioso, ca­ prichoso, influenciável. Este indivíduo aspira a que os ou­ tros se ocupem dele nos pequenos cui­ dados da vida diária, onde às vezes se mostra sonhador ou descuidado. É pro­ penso a problemas glandulares e a dores de estômago.

em Leão: necessidade de se impor, dominar ou dirigir no cotidiano. Este indivíduo as­ pira a fazer algo de espetacu­ lar ou de destaque. Pode ser vítima de hipo ou hipertensão, arritmia ou proble­ mas cardiovasculares.

em Virgem: grande preocu­ pação em preservar seu bem- estar e sua saúde, assuntos a que este indivíduo presta muita atenção. Sua vida do dia-a-dia é muito organizada. É solícito e hábil no momento de executar tarefas ou traba­ lhos delicados. E propenso a problemas digestivos e à depressão.

em Libra: o indivíduo possui a arte de avaliar com correção os elementos e meios de que dispõe no dia-a-dia. É sensí­ vel às regras c aos princípios, é bom di­ plomata e psicólogo. Seus pontos fracos são os rins, o sistema urinário e às vezes sofre vertigens.

em Escorpião: tendência para adotar uma atitude provoca­ dora e inconformista na vida de todos os dias. Este indiví­ duo é corajoso, repleto de recursos. Tem gosto pelo risco na vida cotidiana. É muito resistente, mas propenso a pro­ blemas ou doenças psicossomáticas.

em Sagitário: a necessidade de expressar sua alegria de viver no dia-a-dia. Comportamen­ to jovial no cotidiano. Indiví­ duo que gosta das atividades indepen­ dentes que lhe darão a oportunidade de se exteriorizar. Desfruta de boa saúde, mas pode sofrer reumatismos.

em Capricórnio: tendência para adotar um comporta­ mento céptico, austero e de­ safiador no dia-a-dia. Sentido de ordem, organização, dever e respon­ sabilidade na vida cotidiana. Este indi­ víduo tem uma pele frágil e pode sofrer de mal-estares ou doenças crônicas.

em Aquário: na vida coti­ diana, desenvoltura, sentido inato do compromisso e dom da oportunidade. Este indi­ víduo aspira a exercer uma atividade independente, liberal. Às vezes é ins­ tável em sua vida diária. Pode sofrer de doenças nervosas e quedas bruscas da energia vital.

em Peixes: busca do sublime e do excepcional na vida coti­ diana. É um indivíduo a quem custa adaptar-se a uma vida limitada ao dia-a-dia. Tem elevadas aspirações. É idealista. Sente necessidade de dedicar-se a qualquer coisa ou ter uma vocação. É propenso aos problemas cir­ culatórios, de veias e de gânglios.

A CASA XII NOS SIGNOS

em Áries: a este indivíduo não falta ousadia nem audácia, mas sim a constância perante as adversidades. Aspira a su­ perar-se, mas é bastante impaciente. Às vezes utiliza meios desproporcionados para conseguir seus objetivos.

em Touro: o indivíduo dá mostras de paciência c de for­ ça moral perante as adversi­ dades. Mas, de início, recusa qualquer tipo de mudança. Tem tendên­ cia para reproduzir os mesmos esque­ mas e conservar as mesmas convicções durante toda a vida.

em Gêmeos: este indivíduo enfrenta as adversidades com despreocupação e frivolidade. Possui uma grande capaci­ dade de abstração e um sólido sentido de humor. Para se superar, arranja forças graças à sua inteligência.

em Câncer: o indivíduo está desarmado perante as adver­ sidades da vida. Necessita de ajuda, apoio, sustento. Tende a dramatizar. Falta-lhe objetivi­

dade. No entanto, sabe às vezes tirar par­ tido de suas experiências ou lições do passado, atrás das quais se refugia.

em Leão: este indivíduo dá mostras de uma autêntica força de espírito diante das ad­ versidades, ou então ignora- as e pode inclusive escondê-las. Aspira à perfeição, mas falta-lhe profundidade. Acaba por isolar-se, convencido de que só pode contar consigo mesmo.

em Virgem: este indivíduo adota uma atitude resignada, metódica, calculista perante as dificuldades e adversida­ des, que quase sempre subestima. Seus pontos de vista são muito objetivos, mas é capaz da maior abnegação.

em Libra: este indivíduo de­ monstra uma lucidez crítica e uma objetividade perante as adversidades e dificuldades. Hesita muito antes de agir, mas sabe re­ solver um assunto quando é preciso. Muitas vezes aspira a encontrar o equi­ líbrio ideal. Nunca se conforma com o pior nem com o melhor.

em Escorpião: com freqüên­ cia e contra sua vontade, este indivíduo provoca as adver­ sidades e dificuldades para avaliar sua força interior, sua resistência

e superar seus limites. É valente e lu­ tador. Nunca se rende. Possui recur­ sos inimagináveis.

em Sagitário: este indivíduo encara as adversidades com muito boa vontade mas, no fundo, nunca aceita as con­ seqüências. Tal atitude torna-o pouco apto para resolver problemas.

em Capricórnio: este indiví­ duo espera sempre encontrar adversidades e dificuldades que, segundo ele, fazem parte da vida. Está, portanto, preparado para elas e sabe enfrentá-las com sangue-frio e lucidez. Só acredita nele próprio.

em Aquário: perante as adver­ sidades, este indivíduo pos­ sui a arte de dar a volta às si­ tuações, evidentemente a seu favor, e levar a sua avante, contra o que todos esperam dele. Sabe preservar uma espécie de independência moral que o torna tolerante.

em Peixes: de início, este in­ divíduo parece desarmado pe­ rante as adversidades e difi­ culdades, que muitas vezes pressente, mas que ao mesmo tempo dra­ matiza. No fim, os recursos que lhe per­ mitem superá-las e enriquecer-se inte­ riormente saem do seu próprio interior.

Breve revisão do significado das Casas astrológicas

A Casa I ou ascendente revela a expressão do indivíduo.

A Casa VII revela a capacidade de adap- tação do indivíduo em relação aos outros. A Casa II revela a expressão do instinto de conservação do indivíduo.

A Casa VIII revela a expressão do instinto de vida e morte do indivíduo.

A Casa III revela as relações do indivíduo com seu meio social habitual.

A Casa IX revela o potencial de inte- ligência superior do indivíduo.

A Casa IV revela as bases da existência do indivíduo.

A Casa X revela a expressão da vontade de independência social e existencial do indivíduo.

Também pode remeter-se à ficha 7 da seção "Descobrir a Astrologia", onde fa- zemos uma apresentação detalhada das Casas.

No documento Conhecer Astrologia - Astrologia Ocidental (páginas 172-177)

Outline

Documentos relacionados