• Nenhum resultado encontrado

Adjetivo na função de predfcativo do objeto

Agora, veremos a concordância do adjetivo na função de PREDICATIVO DO OBJETO. Primeiramente, é preciso que o candidato seja capaz de identificar essa função sintática. Então, vamos relembrar o que são os verbos transobietivos.

São aqueles que, além do complemento verbal expresso peio OBJETO (direto ou indireto), requerem mais alguma informação, esta trazida pelo PREDICATIVO (do objeto direto ou do objeto indireto).

Caso clássico é o verbo JULGAR: “O jú r i julgou o réu inocente

“Inocente” refere-se a quai termo da oração: o júri ou o réu? Certamente, o segundo. Como este termo exerce a função de OBJETO DIRETO do verbo JULGAR, o adjetivo é o PREDI-. CATIVO DO OBJETO DIRETO.

E se o objeto direto fosse composto por dois elementos (objeto direto composto)?

“O jú ri julgou o réu e seu cúmplice ...” — INOCENTES

Mesmo que o predicativo do objeto viesse antes dos termos, deveria concordar com todos eles:

“O jú ri julgou INOCENTES o réu e seu cúmplice”.

Construção parecida podemos ver na passagem: “Com o compromisso de não ter revelada sua identidade e sua marca”.

PORTUGUÊS - Questões comentadas — CESPE

“A lg u é m te m S U A ID E N T ID A D E E S U A M A R C A ...”

Se omitirmos o adjetivo, ele faz falta á compreensão e prejudica a coerência (muda o sentido da construção). Como se refere ao objeto direto (cujos núcleos são IDENTIDADE e MARCA), o adjetivo exerce a função de PREDICATIVO DO OBJETO DIRETO.

Agora, como fica a concordância do adjetivo na posição de predicativo do objeto?

Nessa função sintática, o adjetivo deverá sempre realizar a CONCORDÂNCIA GRAMATICAL, qualquer que seja a sua posição em relação aos núcleos do objeto, ou seja, deve concordar com todos os elementos, ficando, neste caso, no feminino (MARCA E IDENTIDADE) e no plural (são dois os núcleos): de não ter REVELADAS sua identidade e sua marca”. Item errado.

RESUMO: CONCORDÂNCIA DO ADJETIVO COMO PREDICATIVO DO OBJETO O adjetivo sempre realiza a concordância gramatical, independentemente da posição em relação ao(s) objeto(s).

g (UnB CESPE/TCU - Técnico/2004)

1 O republicano George W. Bush veio a público dizer

que é um “presidente da guerra” e que todas as decisões que toma na Casa Branca são orientadas pelo combate global ao 4 terrorismo. Essa “guerra”, disse o presidente dos EUA, define

hoje as políticas externa, interna, econômica e fiscal norte-americanas. “Tomo minhas decisões no Salão Oval com a

7 guerra em mente. Queria que não fosse assim, mas é a verdade. E o povo norte-americano precisa saber que tem um presidente que vê o mundo como ele é. Vê os perigos que 10 existem e como é importante lidar com eles”, disse Bush. Ao

conceder a rara entrevista, Bush tenta reagir à queda de sua popularidade e aos ataques que vem sofrendo dos pré 13 candidatos democratas.

Folha de S. Paulo, 9/2/2004 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item que se segue:

A palavra “políticas” (R.5) está empregada no plural porque engloba vários tipos de políticas.

Dessa vez, há apenas um substantivo e vários adjetivos. Quais são os tipos de política apre­ sentados pelo autor?

São quatro: política externa, política interna, política econômica, política fiscal. Para evitar a - repetição do substantivo, o substantivo foi empregado somente uma vez no piural, devendo os

adjetivos permanecer no singular políticas externa, interna, econômica, fiscal.

; O adjetivo “norte-americano”, posposto aos vários elementos e comum a todos eles, ficou no plural para deixar clara essa referência, e não a apenas o último termo: políticas externa, interna, econômica, fiscal (todas elas) norte-americanas. Item certo.

0 (UnB CESPE/Banco do Brasü/2002)

O ano de 2001 caracterizou-se p or grandes desafios para a economia brasileira, que levaram a mudanças substanciais na formação de expectativas quanto ao de­ sempenho das principais variáveis econômicas. No início, configurou-se um cenário promissor, com perspectivas de crescimento real da economia brasileira oscilando entre 4% e 5%. A deterioração desse cenário ocorreu pela combinação de fatorès internos e externos, que desviaram consideravelmente o crescimento real do produto interno bruto (PIB) para 2,25%, até setembro de 2001, comparado com igual período do ano anterior. No cenário interno, o aumento da taxa SELIC no final de 2001 e o racionamento energético contribuíram para a desaceleração da economia.

No cenário internacional, o agravamento da crise argentina e o desaquecimento econômico dos Estados Unidos da América (EUA), principalmente após os atentados

terroristas de 11 de setembro, aumentaram as preocupações quanto ao contágio das tensões externas sobre a economia nacional. Apesar dessas adversidades, o ano de 2001 terminou com reversão parcial do pessimismo instaurado na economia brasileira. As políticas fiscal e monetária contribuíram para fortalecer os fundamentos econômicos, limitando os impactos inflacionários da depreciação cambial.

Relatório do Banco do Brasil S.A. In: Correio Braziliense (com adaptações!. Com base no texto, julgue o item que se segue:

Seria igualmente correto substituir o trecho “As políticas fiscai e monetária contribuí­ ram” (R. 15) por A política fiscal e monetária contribuiu. A política fiscal e a monetária contribuíram ou As políticas fiscais e monetárias contribuíram.

Essa questão envolvia concordância nominal e verbal. Novamente, a um único substantivo (política) estão ligados dois adjetivos (fiscai e monetária).

No texto, o autor optou por colocar o substantivo no plural, o que levou o verbo a concordar com ele (As políticas fiscal e monetária contribuíram).

Na questão, o examinador apresenta as demais formas de concordância nominal:

- o substantivo no singular, unificando essas políticas: núcleo é POLÍTICA •=& verbo no singular: contribuiu;

- o substantivo no singular junto ao primeiro adjetivo e um pronome demonstrativo (no lugar desse substantivo) junto ao segundo adjetivo (a política fiscal e á monetária). Desse modo, haveria DOIS núcleos, o que levou o verbo para o plural -$• contribuíram; - o substantivo no plural (como na questão anterior, núcleo: POLÍTICAS) -$• verbo no plurai:

contribuíram. Item certo.

(UnB CESPE/TSE - Analista Judiciário/2007) Julgue a correção gramatical da assertiva abaixo:

O presidente do TSE avaliou que o sistema de votação brasileiro é “satisfatório”, tendo sido preservado a vontade do eleitor. Marco Aurélio ponderou que, diante da agilidade na apuração dos votos, a antecipação do resultado final em todo o país não é o mais importante no momento.

Quando faz parte de uma locução verbai em construção passiva (“tendo sido preservado”), o partícípio é obrigado a concordar em gênero e número com o sujeito paciente.

Pergunto: o que foi preservado? Resposta: “A vontade do eleitor”.

Opaü! O núcleo do sujeito é VONTADE, devendo o particípio com ele concordar: “tendo sido preservada a vontade do eleitor...”.

Nota-se, portanto, erro de concordância na assertiva, item errado. (UnB CESPE/TCU - Analista/2004)

Juigue a correção gramatical da assertiva abaixo:

Ainda como parte do programa de formação supracitado, foi previsto a presença dos concursados na abertura da Sessão Plenária do TCU, dia 5 de fevereiro de 2004.

Outline

Documentos relacionados