• Nenhum resultado encontrado

Termos partitivos ou expressões quantitativas

n: O trecho em análise é:

; “A maioria esmagadora dos juizes brasileiros dedicam suas vidas à luta por uma magis­ tratura independente, democrática, transparente e justa e jam ais se esquecem da lição do grande Rui ...”

: Termos partitivos são expressões que indicam uma parte de um todo - “grande parte de", “a maior parte de”, “a maioria de”, “a metade de" e outras afins.

F Quando o complemento dessas expressões for expresso um substantivo no plurai, a concor- dância pode ser realizada com o núcleo, representado peia expressão (parte, maioria, metade) ou com o complemento.

“A maioria dos alunos SAIU (concorda com “maioria”) ou SAÍRAM (concorda com “alunos”}." Vejamos a passagem do texto: “A MAIORIA esmagadora dos JUÍZES brasileiros...” - os ;? verbos DEDICAR e ESQUECER poderia concordar com qualquer desses termos em destaque: ; "... DEDICA/DEDICAM suas vidas à luta por uma magistratura (...) e jamais se ESQUECE/ U ESQUECEM da lição do grande Rui...”

í Por afirmar que seriam preservadas a coerência e correção gramatical com essa mudança (do ;; plural para o singular), a assertiva está CERTA. Item certo.

PORTUGUÊS - Questões comentadas - CESPE

Ü j {UnB CESPE/ANVISA - Analista/2004 - adaptada)

1 A maior parte (cerca de 60%) das 294 mil toneladas de lixo que o Brasil produz não tem destino apropriado, sendo descartada em lixões ou rios. Mesmo os rejeitos 4 adequadamente dispostos em aterros sanitários geram

problemas, já que ocupam terras que poderiam ser usadas para a agricultura, impedem o reaproveitamenío de nutrientes 7 pelo solo, contaminam águas subterrâneas, levam à

proliferação de animais e insetos transmissores de doenças e exigem um investimento alto. O chamado composto de lixo 10 urbano pode ser uma alternativa para reduzir o volume de

lixo e os gastos associados.

Fred Furtado. Descartado e útil. In: Ciência Hoje, maio/2003, p. 44 (com adapta­ ções).

Com base na organização das idéias do texto acima, julgue os itens subseqüentes. Pela relação de sentidos que estabelece, e devido à estrutura lingüística em que aparece, a forma verbal “tem” (R-2) também poderia ser empregada com acento gráfico: têm.

Acordo Ortográfico: houve alteração na grafia de ideía(s), lingüística e subsequentes.

A passagem é:

í “A maior parte (cerca de 60%) das 294 mil toneladas de lixo que o Brasil produz não tem destino apropriado..."

§ O verbo TER poderia ter concordado com PARTE (núcleo de “a maior parte de”), permanecendo £ no singular, ou com “toneladas” (o complemento), fiexionando-se no piural.

i: No plural, deveria ser grafado com o acento diferencial de número: “A maior parte (...) das |i 294 mil toneladas de lixo (...) não TEM/TÊM destino apropriado...”.

■| Cuidado, pois essa faculdade só ocorre quando um elemento está no singular e o outro, no | plural. Se o sujeito fosse “a maior parte do LIXO...” o verbo só poderia ficar no singular; quer § concordasse com “parte", quer com “lixo”. Olhando assim, parece bobagem, mas você não | imagina quanta gente boa e competente cai em uma questão como essa só de não voltar ao |j texto original para constatar essa situação. Item certo.

ES O emprego da flexão de plural nas formas verbais “geram” (R.4), “ocupam” (R.5), “impedem” (R.6), “contaminam” (R.7), “levam” (R.7) e “exigem” (R-9) justifica-se peia mesma razão: a concordância com o sujeito apenas explicitado para a primeira delas e subentendido nas demais.

| Vamos transcrever a passagem em análise.

|| “Mesmo os rejeitos adequadamente dispostos em aterros sanitários geram problemas, já I! que ocupam terras que poderiam se r usadas pa/a a agricultura, impedem o reaproveita- yi mento de nutrientes pelo solo, contaminam águas subterrâneas, levam à proliferação de

animais e insetos írans/n/ssores de doenças e exigem um investimento a lto " p Qual é o sujeito de todas essas formas verbais grifadas no segmento acima?

j§ O mesmo: “os rejeitos adequadamente dispostos em aterros sanitários”. Quando um sujeito p já foi mencionado, sendo possível ao leitor subentender sua repetição a partir da desinência || verbal e/ou do contexto, dá-se o nome, nas demais ocorrências, de SUJEITO ELÍPTICO ou SUJEITO OCULTO (como diziam antigamente), denominação esta criticada por muitos, uma fí vez que, de oculto, ele não tem nada.

ggjj (UnB CESPE/SEFAZ AIagoas/2002 - adaptada)

Julgue o item abaixo quanto à ortografia, à pontuação e à sintaxe:

Mais da metade dos chefes de família do país ganham até R$ 350,00 por mês e, no máximo, cento e cinqüenta reais nas regiões mais pobres; no Nordeste, a renda mensal de um pai de famiiia é, em média, de R$ 448,00, o que representa menos da metade do rendimento registrado no Sudeste.

Acordo Ortográfico: foi retirado o trema de “cinqüenta".

; Mais importante do que memorizar as expressões partitivas é dominar o seu conceito: “mais ; da metade” é certamente uma parte de um todo. Como seu complemento vem expresso por : um substantivo no plural (“... dos chefes de família do país”), ao verbo GANHAR é facuitada j.; a flexão (GANHA ou GANHAM).

í Faz-se essa opção mais por uma questão estilística do que gramatical - com a flexão, enfatiza- « -se o complemento (chefes de família), enquanto que, no singuíar, o realce recai no conjunto i- (mais da metade). Item certo.

V: Expressões quantitativas aproximadas

fi: As expressões “mais de” e “menos de” (ideia aproximada) dá muito pano para a manga. Esse é í;; um caso em que a Língua Portuguesa é capaz de contrariar até mesmo a lógica, quer ver? I: Expressões que indicam ideia aproximada (mais de, menos de, cerca de, perto de) levam a \v concordância para o termo que se lhes segue (normalmente expresso em numeral):

| “Mais de dez alunos ESTIVERAM aqui.

h “Cerca de vinte pessoas INVADIRAM o guichê da companhia aérea." ps Tudo certo, até imaginarmos a seguinte situação:

g “Mais de um aluno...” - e agora? A concordância se faz com “um": verbo no singular. “Mais de um aluno ESTEVE aqui."

| E se a expressão fosse “menos de":

| “Menos de DOIS alunos..." como a concordância se faz com o numerai, o verbo vai para | o plural.

í Ué??? Se são “menos de dois alunos”, por lógica, sabemos que só um aluno esteve... I NÃO INTERESSA A LÓGICA!!! O que interessa é a gramática ^ aMenos de dois alunos

| ESTIVERAM aqut.

|| Sabe aquela questão em que começamos a falar sobre TERMOS PARTITIVOS?

|| Pois bem, a oração apresentava, entre parênteses, uma expressão com ideia aproximada: | “A maior parte (cerca de 60%) das 294 mil toneladas de lixo que o Brasil produz não | tem destino apropriado...”

p

Como seria a concordância se, em vez de vir isolada (com valor explicativo), essa expressão | de ideia aproximada fosse efetivamente o sujeito?

|| “Cerca de 60% das 294 mil toneladas de lixo (...) n ã o ...(TER) destino apropriado.” |l O verbo, nesse caso, teria de ficar obrigatoriamente no piural '(TÊM), quer concordasse com | “60%” (numeral que acompanha a expressão), quer com o complemento (294 mil toneladas | de lixo). Veja só a próxima questão.

Bsl (UnB CESPE/STJ - Analista/2005 - adaptada)

Com base nas idéias nas normas de concordância e de regência e no significado das palavras, julgue os itens subseqüentes:

PORTUGUÊS - Questões comentadas - CESPE

Cerca de 12,5% dos jovens é impedido de terminar a educação básica, bem como de usufruir com lazer, de cuitura, aiém de outras distrações próprias de cada idade. Acordo Ortográfico: houve alteração na grafia de ideia(s) e subsequentes.

A expressão "cerca de” remete a concordância com o seu complemento: “12,5% dos jo ­ vens"

Se concordar com “12,5%”, o verbo fica no plural; se concordar com “jovens”, também. Não tem escapatória...rs...

Ainda assim, o examinador insistiu em apresentá-lo no singular (“... é impedido..”). Está ERRADO!!! O correto seria: “Cerca de 12,5% dos jovens SÂO IMPEDIDOS de terminar a educação básica...”. Item errado.

M (UnB CESPE/TRE PA - Analista^OOS - adaptada)

Assinale a opção em que o fragmento de texto está gramaticalmente correto quanto a grafia, morfologia e sintaxe:

a) De acordo com os dados da pesquisa A Democracia na América Latina, realizados peio PNUD, 66% dos latino-americanos considera que a democracia è indispensável para o desenvolvimento de seus países e que não pode haver democracia sem partidos políticos ou congressos.

b) A satisfação ou insatisfação com a democracia, segundo conclusões de pesquisa en­ comendada pela ONU, na América Latina, estão relacionados com sua eficácia para resolver os problemas econômico, social e político do país.

c) Passados 20 anos da Campanha Diretas Já, o Brasii, segundo relatório do PNUD, apresenta uma situação contraditória: atinge a melhor avaliação no índice de Democra­ cia Eleitoral, mas, ao mesmo tempo, tem uma população que abriria mão do sistema democrático em prol de uma economia mais segura.

d) Conforme o relatório do PNUD, 64,7% dos entrevistados - entre os 18.643 latino- -americanos ouvidos - afirmam que os governantes não cumprem o que promete por que mentem para ganhar as eleições. A maior parte se queixam também da corrupção, ineficiência do Judiciário, falta de profissionalismo combinada com o abuso da força policial e incapacidade dos governos de resolver problemas sociais básicos.

; Essa questão (ótima, por sinal!) explora diversos aspectos relativos à sintaxe de concordância. j A) NÚMERO PERCENTUAL - “...66% dos latino-americanos...” - só' há uma saída para o ; verbo: ficar no plural, mas foi apresentado no singular ("considera”). Está ERRADA. O

certo seria: “66% dos latino-americanos CONSIDERAM que a democracia...”

; B) Há dois termos antagônicos ligados por uma conjunção alternativa (ou) na função de SU­ JEITO da oração: “A satisfação ou insatisfação com a democracia...”.

A concordância vai depender do valor dessa conjunção - se forem mutuamente excludentes, o verbo fica no singular: “Vasco ou Flamengo SERÁ campeão da Taça Guanabara” (só um deles pode ser o campeão).

Se a qualquer um dos elementos, indiferentemente, ou até mesmo aos dois, puder ser atri- ' buída a ação verbal, o verbo vai para o plural: “Alegrias ou tristezas FAZEM parte da vida” (a vida não é feita exclusivamente de alegrias ou de tristezas, portanto não são mutuamente : - excludentes os termos). Esse é o valor da construção: UA satisfação ou insatisfação [tanto faz — por parte da população pode haver os dois sentimentos simultaneamente/ ESTÃO : RELACIONADAS com sua eficácia O valor dessa conjunção é aditivo, o que leva o verbo

e o adjetivo para o plural.

Ainda que você identificasse um caráter excludente na expressão (ou fica satisfeito ou insa- r tisfeito = só um dos dois), o adjetivo deveria permanecer, de qualquer forma, no feminino, o que não se observou na opção: “A satisfação ou insatisfação ESTÁ RELACIONADA com sua i- eficácia...”

d) A opção começou bem - realizou corretamente a concordância na passagem: “64,7% dos en­ trevistados (...) AFIRMAM...”, só que derrapou na seqüência. A expressão “a maior parte" não vem acompanhada de nenhum complemento, devendo o verbo permanecer no singular: se queixa. Gabarito: C.

A opção C está correta e merece um comentário especial: o particípio “PASSADOS” se refere a “20 anos". O verbo PASSAR, no sentido de “decorrer”, concorda normalmente com o sujeito: “Passaram 20 anos...". Assim, “20 anos [são] passados”. No entanto, se esse verbo denotar a ideia de “ser mais de”, o verbo PASSAR é impessoal e permanece na 3.a pessoa do singular. Para não dar margem a dúvidas, vem seguido de expressão regida por preposição, o que des­ carta a possibilidade de ela ser o seu sujeito: "Quando acordei passava .10 horas [= era mais

de 10 horas]”,“Dewa passar das 11 da noite [Era mais de 11 da noiie] quando ele chegou

Nesse último caso, é um verbo indicativo de fempo decorrido (como FAZER, HAVER, SER) e, portanto, IMPESSOAL (não possui sujeito).

Vamos ver agora algumas questões que tratam de VERBOS IMPESSOAIS. ES (UnB CESPE/SECAD TO - Nível Superior/2008)

1 Na sociedade modema, ao inverso das anteriores,

não há fronteiras, não há exteriorídade. Todos os conflitos são resolvidos ou são passíveis de soluções internas. Com 4 o surgimento do espaço da igualdade e do Estado-nação,

foram implementados mecanismos internos de resolução de conflitos. O sistema capitalista, na medida em que se 7 implantou, p or sua vocação natural à mundialização, dirimiu

a noção de exteriorídade. Quando os escravos rebelavam-se no Brasil colônia, sô havia uma possibilidade de vitória: a 10 criação de quilombos, as organizações exteriores à sociedade

colonial-escravagista.

Cria-se, dessa forma, um paradoxo na sociedade

13 modema, pois o excluído sempre está dentro, na medida em que não existe mais o estar fora. Sempre está envólvido no processo de produção-consumo. Sempre ocupa um desses 16 lugares, senão os dois. Os catadores de papel ou lixo em

geral, por exemplo, estão inseridos no processo produtivo, ocupando a base de uma hierarquia de negócios, cujo ápice 19 é ocupado por indivíduos ricos que se apropriam dos valores

produzidos na base. O mesmo ocorre com os trabalhadores informais pobres da esfera de comércio, que, com seu 22 trabalho, reduzem os custos da distribuição, evitando o

pagamento de impostos e benefícios salariais. Morador de rua ou catador de papel, mendigo ou

25 biscateiro, todos estão inseridos no processo de produção e consumo. Excluídos, mas não exteriores à sociedade. Excluídos porque não têm acesso aos bens materiais e 28 simbólicos modernos ou não têm condições de participar da

gestão pública, pelo simples fato de se encontrarem no patamar mínimo da sobrevivência.

31 O espaço da desigualdade, em sua nova dimensão, impede que se consolide o espaço da igualdade, deixando à margem dos direitos justamente aqueles que não têm 34 recursos para acionar os mecanismos de defesa, .

Elimar Pinheiro do Nascimento, fn: No meto da rua - nômades, excluídos e vi­ radores.

Mareei Bursztyn (Org.). Rio de Janeiro: Garamond, 2000, p. 122-3 (com adaptações). Com base no texto acima, julgue o item subseqüente:

Na linha 2, a forma verbai “há”, nas duas ocorrências, poderia ser corretamente substituída pela forma existe.

BH

PORTUGUÊS — Questões comentadas - CESPE

Verbos haver

e

existir

Outline

Documentos relacionados