• Nenhum resultado encontrado

Insulado deste modo no país, que o não conhece, em luta aberta com o meio, que lhe parece haver estampado na

, COLOCAÇÃO PRONOMINAL

1 Insulado deste modo no país, que o não conhece, em luta aberta com o meio, que lhe parece haver estampado na

organização e no temperamento a sua rudeza extraordinária, 4 nômade ou mal fixo à terra, o sertanejo não tem, por bem

dizer, ainda capacidade orgânica para se afeiçoar a situação mais alta.

7 O círculo estreito da atividade remorou-lhe o

aperfeiçoamento psíquico. Está na fase religiosa de um monoteismo incompreendido, eivado de misticismo 10 extravagante, em que se rebate o fetichismo do índio e do

africano. É o homem primitivo, audacioso e forte, mas ao mesmo tempo crédulo, deixando-se facilmente arrebatar 13 pelas superstições mais absurdas. Uma análise destas

revelaria a fusão de estádios emocionais distintos.

Euclides da Cunha. O homem/Os sertões. In: Obra complete. Rio de Janeiro: Nova AguiJar, 1995, p. 197.

Com relação ao texto, julgue os itens seguintes:

O pronome “lhe”, na oração "que lhe parece haver estampado na organização e no temperamento a sua rudeza extraordinária” (R.2-3), funciona como objeto indireto usado com sentido possessivo.

Cumpre-nos destacar o emprego do pronome pessoal oblíauo com valor possessivo. Em regra, os pronomes pessoais oblíquos são usados para representar um nome (substantivo), ; evitando, assim, sua repetição (|á falamos sobre isso no decorrer deste capítulo). Quando a ; função é de objeto direto, usam-se os pronomes ME, TE, SE, NOS, VOS, O(S), A(S). Guan- r do a função é de objeto indireto, podem ser usados os pronomes ME, TE, SE, NOS, VOS, ; LHE(S).

No entanto, o pronome oblíquo pode ser também usado com valor possessivo, ou seja, no iugar do “seu/sua” ou “deie/a”.

Esse emprego costuma causar muita confusão com a função de objeto indireto, uma vez que ; o pronome também pode se ligar ao verbo por meio de hífen (como na questão anterior:

Em “Roubou-lhe a carteira", o que se quer dizer é que “roubou a sua carteira” ou “roubou a carteira dela/dele". Esse pronome, na verdade, não está complementando o verbo roubar, mas atribuindo ao substantivo carteira uma característica - sua propriedade. Assim, sua função não é a de complemento verbai.

Na oração “lhe parece haver estampado na organização e no temperamento a sua rudeza

extraordinária", opronome obiíquo poderia ser substituído por um pronome possessivo: “parece

haver estampado na sua organização e no seu temperamento [referente ao sertanejo] a sua rudeza extraordinária [rudeza do ambiente, do meio f .

Mais uma vez, vemos que a função do pronome oblíquo lhe não é completar o sentido do verbo (como o faria um objeto indireto), mas modificar os substantivos “organização” e "tem­ peramento”, como o faria um pronome possessivo sua/seu.

Por isso, a função sintática do pronome oblíquo com valor de possessivo é, segundo Evaniido Bechara (em Lições de português pela análise sintática), de “objeto indireto de posse”. Com base na iição desse doutrínador, está correta a afirmação.

Todavia, ressaltamos que, segundo grande parte dos gramáticos, a função sintática exercida por esse pronome oblíquo é a de adíunto adnominal. uma vez que o termo procura definir, : alterar ou restringir o significado do nome, como o faria um pronome possessivo.

De volta à questão anterior, confirmamos o emprego possessivo do pronome oblíquo: "... [o sertanejo] sumaria-lhes identicamente as qualidades morais'' equivaíe a o sertanejo sin­ tetiza identicamente SUAS qualidades morais. !tem certo.

i H Em "a sua rudeza extraordinária” (R.3), o referente de “sua” é o termo “o sertanejo” (R.4). Como vimos no comentário do item anterior, o pronome possessivo em “sua rudeza extraordi­ nária" refere-se ao meio em que vive o sertanejo, e não propriamente a ele.

; Todas essas questões, assim como o texto, dificultaram bastante a vida do pobre candidato! ;j Item errado.

ÊI3 (UnB CESPE/TSE - Analista Judiciário/2007) Caro eleitor,

1 Nos últimos meses, a campanha política mobilizou vivamente os brasileiros. No primeiro turno, foram alcançadas marcas extraordinárias: além do alto índice de 4 comparecimento às urnas e de uma irrepreensível votação,

em que tudo aconteceu de forma tranqüila e organizada, a apuração dos resultados foi rápida e segura, o que coloca o 7 Brasil como modelo nessa área.

Amanhã serão definidos os nomes do presidente da República e dos governadores de alguns estados. O país, 10 mais do que nunca, conta com você.

Democracia ê algo que lhe diz respeito e que se aperfeiçoa no dia-a-dia. É como uma construção 13 bem-preparada, erguida sobre fortes alicerces. Esses

alicerces são exatamente os votos de todos os cidadãos. Quanto mais fie! você for no exercício do direito de definir 16 os representantes, mais sólidas serão as bases da nossa

democracia. Por isso, é essencial que você valorize essa escolha, elegendo, de modo consciente, o candidato que 19 julg ar com mais condições para conduzir os destinos do país

e de seu estado.

Você estará determinando o Brasil que teremos nos 22 próximos quatro anos. Estará definindo o amanhã, o seu

próprio bem-estar e de sua família, o crescimento geral, a melhoria do emprego, da habitação, da saúde e segurança 25 públicas, do transporte, o preço dos alimentos. O momento

é decisivo e em suas mãos - entenda bem, em suas mãos - está depositada a confiança em dias felizes.

PORTUGUÊS — Questões comentadas — CESPE

28 Compareça, participe. Não se omita, não transfira a

outros uma escolha que é sua. Pense e vote com a firmeza de quem sabe o que está fazendo, com a responsabilidade de 31 quem realmente compreende a importância de sua atitude

para o progresso da nação brasileira. Esta é a melhor contribuição que você poderá dar a sua Pátria.

Ministro Marco Aurélio de MeJio. Pronunciamento oficial. Internet: <www.tse.gov.br> (com adaptações).

Julgue a assertiva abaixo:

A substituição da expressão “serão definidos” (R.8) por definir-se-ão garante a cor­ reção gramatical do período.

Acordo Ortográfico: houve alteração na grafia de “tranqüila”, “dia a dia” (que não recebe mais hífen ainda que seja uma locução substantiva) e "bem preparada". Já o vocábulo “bem-estar” conservou o sinal.

A presença de um advérbio (Amanhã) obriga a coiocaçao do pronome antes do verbo, impos­ sibilitando, assim, a mesóclise.

Note que, se não tivéssemos tomado o cuidado de voltar ao texto, a sugestão pareceria bastante plausível.

Por isso, não tenha preguiça - volte ao texto quantas vezes forem necessárias!!! Item errado.

M (UnB CESPE/TRE AL - Técnico/2004)

Outline

Documentos relacionados