• Nenhum resultado encontrado

Holofotes, lentes zoom ou múltiplos holofotes?

Olhe à sua volta no cômodo em que você está e preste atenção a algum objeto interes- sante. Agora responda à seguinte pergunta: Sua atenção visual é como um holofote? Um holofote ilumina uma área relativamente pequena, pouco pode ser visto fora de seu feixe de luz e ele pode ser direcionado para focalizar qualquer outro objeto. Tem sido argu- mentado que o mesmo vale para a atenção visual (p. ex., Posner, 1980).

Outros psicólogos (p. ex., Eriksen & St James, 1986) argumentaram que a atenção visual é mais flexível do que o sugerido pela analogia dos holofotes. Segundo eles, a atenção visual se parece com uma lente zoom. Podemos deliberadamente aumentar ou reduzir a área de atenção focal da mesma forma como uma lente zoom pode ser ajustada para alterar a área que ela abrange. Isso faz sentido. Por exemplo, quando dirigimos um carro, é aconselhável que prestemos atenção ao maior campo visual possível para po- dermos antecipar algum perigo. No entanto, quando identificamos um perigo potencial, focalizamos ele para evitar uma colisão.

CONTEÚDO ON-LINE em inglês Weblink: Psychology Experiment Building Language

CAPÍTULO 5 Atenção e desempenho 161

Uma terceira abordagem teórica é ainda mais flexível. Segundo a teoria dos holo- fotes múltiplos (p. ex., Awh & Pashler, 2000), podemos apresentar atenção separada, na qual a atenção é dirigida para duas ou mais regiões do espaço não adjacentes uma à outra. A atenção separada pode economizar recursos de processamento, porque, assim, evitaríamos prestar atenção a regiões irrelevantes do espaço visual existente entre duas áreas relevantes.

A noção de atenção separada revelou-se controversa. Jans e colaboradores (2010) defenderam que a atenção é com frequência muito influente na determinação da ação motora. Se conseguíssemos prestar atenção de forma simultânea a dois objetos sepa- rados no espaço, isso provavelmente iria interferir na eficiência da ação. Contudo, não há fortes evidências de que prestar atenção ao mesmo tempo a dois objetos separados necessariamente perturbaria a ação. Cave e colaboradores (2010) discordaram de Jans e colaboradores. Eles argumentaram que a flexibilidade oferecida pela atenção separada pode, muitas vezes, ser vantajosa e não problemática.

Achados

LaBerge (1983) obteve achados que apoiam o modelo das lentes zoom. Foram apresen- tadas palavras formadas por cinco letras, e um estímulo-alvo requeria que fosse dada uma resposta rápida imediatamente após a exibição da palavra. Esse sinal podia aparecer na posição espacial de qualquer uma das letras. Na condição do feixe de luz estreito, os participantes categorizaram a letra do meio. Na condição do feixe de luz amplo, eles categorizaram a palavra inteira.

LaBerge (1983) esperava que a resposta ao alvo fosse mais rápida quando o mesmo recaísse dentro do feixe de luz atencional do que quando não se encontras- se naquela localização. Conforme previsto, a lente zoom foi focada estritamente na terceira letra na condição de zoom restrito, mas não de condição do zoom amplo (ver Fig. 5.2).

Müller e colaboradores (2003) também apoiaram a teoria da lente zoom. Em cada ensaio, os observadores viam quatro quadrados em um semicírculo, e era sugerido que prestassem atenção a um deles, a dois ou a todos os quatro. Quatro objetos foram então apresentados (um em cada quadrado), e os participantes decidiam se um alvo (p. ex., um círculo branco) estava entre eles. A ativação cerebral nas áreas visuais iniciais era

TERMO-CHAVE Atenção separada

Direcionamento da atenção para duas (ou mais) regiões não adjacentes do espaço visual. 600 550 500 450 0 1 2 3 4 5 Posição do alvo

Tempo de reação médio (ms)

Tarefa da letra

Tarefa da palavra

Figura 5.2

Tempo de reação médio para o estímulo-alvo como uma função de sua posição. O alvo era apresentado no momento em que uma série de letras era exibida.

162 PARTE I Percepção visual e atenção

mais generalizada quando a região de atenção era grande (i.e., atenção a todos os qua- tro quadrados) e mais limitada quando era pequena (i.e., atenção a um dos quadrados). Examinemos agora pesquisas sobre atenção separada. Suponhamos que você ti- vesse de identificar dois dígitos que provavelmente se apresentariam em duas localiza- ções sugeridas por dicas com uma pequena distância entre si (ver Fig. 5.3a). Suponha- mos também que, em alguns ensaios, tenha sido apresentado um dígito entre as duas localizações sugeridas. Segundo a teoria das lentes zoom, a área de atenção máxima deve incluir as duas localizações sugeridas e o espaço entre elas. Em consequência, a detecção dos dígitos apresentados no meio deveria ter sido muito boa. Na verdade, Awh e Pashler (2000) constataram que ela era muito fraca (ver Fig. 5.3b). Assim, a atenção pode ser parecer com múltiplos holofotes, conforme previsto pela abordagem da aten- ção separada.

Moraweta e colaboradores (2007) apresentaram letras e dígitos em cinco locali- zações simultaneamente: um em cada quadrante do campo visual e um no centro. Em uma condição, os participantes prestavam atenção aos estímulos visuais na localização esquerda superior e direita inferior e ignoravam os outros estímulos. Houve dois picos

0,9 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0

Esquerda Direita Perto Longe

Localizações válidas Localizações inválidas

Precisão na detecção do alvo

Perto

Esquerda Direita

Longe (a) Disposição da dica principal

(b) Precisão na detecção do alvo

Figura 5.3

(a) As áreas sombreadas indicam as localizações sugeridas pelas dicas; as localizações perto e longe não são sugeridas. (b) Probabilidade de detecção do alvo nas localizações válidas (esquerda ou direita) e inválidas (perto ou longe). A partir de informações de Awh e Pashler (2000).

CAPÍTULO 5 Atenção e desempenho 163

de ativação cerebral indicando ênfase nas áreas corticais que representavam as áreas às quais se prestou atenção. No entanto, houve menos ativação correspondendo à região intermediária. Esse padrão de ativação sugere fortemente atenção separada.

Evidências adicionais da atenção separada foram relatadas por Niebergall e cola- boradores (2011). Eles registraram as respostas neuronais de macacos que prestavam atenção a dois estímulos em movimento (padrões de pontos aleatórios) enquanto ig- noravam os distratores. A condição mais importante foi a que apresentava um distrator entre (e próximo) os dois estímulos que recebiam atenção. Nessa condição, as respostas neuronais ao distrator diminuíram. De modo geral, os achados são mais facilmente ex- plicados em termos de atenção separada com algum mecanismo reduzindo a atenção (e processando) dos distratores localizados entre os estímulos que recebiam atenção.

Resumindo, podemos usar a atenção visual com muita flexibilidade. A atenção visual focalizada pode ser parecer com um holofote, uma lente zoom ou múltiplos holo- fotes, dependendo da situação e dos objetivos do observador.