• Nenhum resultado encontrado

ABSOLUTA E RELATIVA

4.2 CONDIÇÕES DA AÇÃO

Pode-se definir três condições genéricas da ação, na teoria majoritariamente defendida ao longo dos anos de vigência do antigo CPC. São elas:

d. Legitimidade;

e. Possibilidade jurídica do pedido; f. Interesse de agir.

9 Marinoni, Luiz Guilherme. Teoria Geral do Processo. RT, 3ª ed., p. 168.

39

39

4.2.1 LEGITIMIDADE AD CAUSAN

Legitimidade é a aptidão para a condução de um processo em que se discute determinada situação jurídica. Para saber se tem ou não legitimidade, é preciso averiguar a situação jurídica discutida em juízo. Não há como saber se o sujeito é legítimo ou não sem examinar a relação discutida. O sujeito pode ser legítimo para um assunto e ilegítimo para outro assunto, em face da situação discutida.

4.2.1.1 CLASSIFICAÇÕES DA LEGITIMIDADE:

Primeira:

a) Legitimidade Exclusiva: a legitimação é atribuída a somente um sujeito.

b) Legitimidade Concorrente: a legitimação é atribuída a mais de um sujeito, sendo que mais de uma pessoa é legítima para discutir determinada relação em juízo. É também chamada de co-legitimação. Exemplo: credores solidários; condôminos; sujeitos do Art. 103/CF para propor ADI.

Segunda:

a) Legitimidade Ordinária: sempre que alguém vai a juízo defendendo em nome próprio direito próprio. Há uma coincidência entre o legitimado e o sujeito da relação jurídica discutida. É a regra.

b) Legitimidade Extraordinária: quando a lei atribui a alguém o direito de discutir o direito de outra pessoa em juízo, defendendo em nome próprio direito alheio. É o que acontece nas ações coletivas, onde o legitimado está em juízo defendendo interesses da coletividade.

b.1. Considerações sobre a legitimação extraordinária.

a) há casos em que o sujeito está em juízo discutindo interesse próprio e alheio. É uma situação ambivalente. É o que acontece com o credor solidário e o condômino, que defendem um direito que é deles, junto com outras pessoas.

b) a doutrina costuma referir a outra expressão quando cuida de legitimação extraordinária – “Substituição Processual” – esta e legitimação extraordinária costumam ser utilizadas como sinônimos. Alguns doutrinadores porém, preferem distinguir essas expressões, colocando a substituição processual como espécie de legitimação extraordinária. Seria uma legitimação extraordinária que ocorre quando o legitimado extraordinário estiver sozinho em juízo, defendendo o interesse de outra pessoa, sendo ele um substituto processual. Se estiver em juízo em litisconsórcio com o titular do direito, não haveria substituição processual. Exemplo: alimentos para o menino. Se o Ministério Público vai sozinho pleitear alimentos para o menino, será substituto processual. Mas se for junto com o menino, será um legitimado extraordinário, sendo litisconsorte do menino.

c) aprenderemos a distinguir substituição processual de sucessão processual. Na sucessão processual, ocorre uma mudança de sujeitos no processo, saindo um sujeito, entrando o outro. Por exemplo: o réu morreu, entra o espólio.

d) aprenderemos a distinguir substituição processual de representação processual. Na representação processual, alguém está em juízo discutindo interesse de outra pessoa só que não em nome próprio, mas sim em nome alheio. Age em nome alheio defendendo direito alheio. Exemplo: menininho vai a juízo representado pela mãe. A parte é o menininho, e a mãe é a representante.

b.2. Características da Legitimação Extraordinária:

a) tanto a substituição processual quanto a legitimação extraordinária, têm que derivar da Lei. Consequentemente, não pode haver legitimação extraordinária por força de contrato. Art. 6/CPC 73 e art. 18, caput, do NCPC.

b) o substituto processual é parte. Consequentemente paga as custas, pode ser multado por litigância de má-fé, é em relação a ele que se vai examinar a competência em razão da pessoa.

40

40

c) a falta de legitimação extraordinária implica decisão que não examina o mérito da causa. O juiz apenas diz que o sujeito não pode discutir tal direito. Tanto é assim que há uma tendência legislativa e doutrinária de fazer com que a falta de legitimação extraordinária não gere a extinção do processo. Ao invés de extinguir, o juiz promova uma sucessão processual, trazendo quem possa para prosseguir no processo. Isso acontece na Ação Coletiva. Intimam-se outros legitimados para aproveitar a causa.

d) tradicionalmente, se diz que a coisa julgada proveniente de um processo conduzido por um substituto processual atinge o substituído, sendo uma exceção a regra de que a coisa julgada somente atinge as partes do processo. Pode ser que o legislador excepcione isso. A exceção é não atingir. Mas para isso é preciso autorização expressa da Lei, como o fez nas causas coletivas. Ação coletiva não prejudica a coletividade, só beneficia.

4.2.2. POSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO

O pedido deverá ser juridicamente possível, devendo este ser previsto em lei ou não ser vedado por ela. Neste sentido, possibilidade jurídica do pedido significa que haverá ação se o pedido formulado puder ser, em tese, acolhido.

4.2.3. INTERESSE DE AGIR

O interesse processual tem três requisitos, conforme preceitua a doutrina majoritária, quais sejam: a necessidade, a adequação e a utilidade. Sendo assim, há interesse de agir quando o processo for útil e necessário. É preciso que o processo possa propiciar algum proveito para a parte, para o demandante. Se o pedido, mesmo acolhido, não puder propiciar qualquer proveito ao sujeito, será inútil o processo. É preciso também a demonstração de que a utilidade almejada só pode ser alcançada pelo processo. Tem que demonstrar que o processo é necessário para alcançar aquilo que se deseja. Tem que demonstrar a necessidade de se ir a juízo.

Há um fenômeno chamado de “Ações Necessárias”, sendo aquelas ações que veiculam direitos que só podem ser exercidos em juízo. Nessas ações, nem se discute a necessidade da ação. Exemplos: Anulação de contrato; Interdição; Falência; Rescisória de Sentença; Exclusão de Herdeiro.

Dica: toda ação necessária é constitutiva.

4.3 CONSEQUÊNCIAS DA AUSÊNCIA DE UMA DAS CONDIÇÕES

Outline

Documentos relacionados