• Nenhum resultado encontrado

123 apresentação, 3Universidade do Porto (Portugal)

O meio ambiente saudável é um direito de todos garantido pelos acordos internacionais. O ambiente saudável e sustentável é essencial para a saúde e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. Objetiva-se apresentar e discutir resultado de pesquisa de campo realizada ao abrigo do apoio da FAPEAM decisão 172/2012. Os dados foram obtidos junto a uma amostra de n=1150 habitantes de ambos os sexos do Amazonas/Brasil que responderam ao questionário “Higiene e conservação e sustentabilidade do ambiente doméstico” (Mascarenhas & Costa, 2011), com 6 itens, organizado em escala Likert de 5 pontos. 1. Totalmente em desacordo 5. Totalmente de acordo. Os resultados demonstram que existem cuidados com a conservação e a sustentabilidade do ambiente doméstico, 7.“Considero que na comunidade onde moro existem condições que permitem as práticas da reciclagem de resíduos domésticos e de outros procedimentos que minimizam o descarte no meio ambiente” M= 2,60; DP = 1,48, medidas consideradas modestas. Conclui-se sobre a necessidade de ampliar os estudos de modo a contribuir com novos conhecimentos que favoreçam a construção de políticas públicas para melhoria dos indicadores de compromisso individual e social com os cuidados com o ambiente sustentável no Amazonas/Brasil.

Palavras-chave: Ambiente saudável, sustentabilidade, psicologia ambiental, Amazonas (Brasil).

Domkarlykisom Ferreira

Universidade Federal do Amazonas (Brasil)

ferreira-domambiental@outloock.com

O SENTIMENTO DE ESPERANÇA EM HOMENS E MULHERES DO AMAZONAS-BRASIL EM TEMPOS DE CRISE

Suely Mascarenhas1 , José Luís Pais Ribeiro3– responsável pela apresentação, Lerkiane de Morais1,

Greyce Nascimento1, Iolete Silva1, Antônio Roazzi2,

1Universidade Federal do Amazonas (Brasil), 2Universidade Federal de Pernambuco (Brasil), 3Universidade do

Porto (Portugal) - responsável pela apresentação

A esperança é um estado psicológico de expectativa de prevalência positiva sobre acontecimentos na vida. Variáveis pessoais e contextuais favorecem ou desfavorecem sua ocorrência em diferentes medidas. Objetiva-se a apresentação e discussão de resultado de pesquisa realizada ao abrigo do apoio FAPEAM Decisão 172/2012. O propósito deste trabalho é apresentar e discutir o sentimento de esperança entre n=1539 habitantes do Amazonas de ambos os sexos. O instrumento foi a Escala Sobre Esperança (Barros, 2003; adaptada por Mascarenhas, 2010), organizada em escala Likert de 5 pontos. 1. Totalmente em desacordo 5. Totalmente de acordo. Os resultados demonstram igualdade estatística para os sexos feminino e masculino quanto ao sentimento de esperança no momento da pesquisa (2012-2015). Conclui-se sobre a igualdade quanto ao sentimento de esperança no contexto pesquisado tanto nos homens como nas mulheres que participaram. Considerando a influencia de variáveis contextuais em mudança contínua que podem afetar o sentimento de esperança na população, sugere-se proposição de pesquisa longitudinal que favoreça o aporte de novos conhecimentos sobre a temática no contexto amazônico.

Palavras-chave: Esperança, Gênero, Amazonas.

Lerkiane de Morais

Universidade Federal do Amazonas (Brasil)

lerkianemiranda@hotmail.com

SENSO DE COERÊNCIA, RESILIÊNCIA E SINTOMAS PSIQUIÁTRICOS:

ESTUDO COMPARATIVO EM PROFESSORES MOÇAMBICANOS E BRASILEIROS

Antonio Roazzi1, Mussa Abacar2, José Maurício Haas Bueno1 1Universidade Federal de Pernambuco (Brasil)

Foram examinadas as relações entre senso de coerência, resiliência, sintomas psiquiátricos e variáveis sociodemográficas (sexo, grau de escolaridade, nível de experiência, nível de ensino, estado civil e

124

número de filhos), em professores moçambicanos e brasileiros. Para avaliar os professores, além de um questionário sociodemográfico, foram utilizadas três escalas: Senso de Coerência (SOC Sense of Coherence - Antonovsky, 1993 em sua versão portuguesa da escala validada por Nunes e Ângelo, 1999), Resiliência para Adultos (RSA - Resilience Scale for Adults, em sua versão traduzida para o português e validada por Hjemdal et al., 2009), e Hopkin’s Symptom CheckList (HSCL em uma versão curta de 25 itens da Symptom CheckList - SCL-90, destinada à avaliação da presença de depressão, ansiedade e somatização - Friborg et al., 2003; Hjemdal et al. 2006). As análises indicam relações positivas entre o senso de coerência e resiliência e, negativas dessas varáveis com a depressão e ansiedade. Para ambos os grupos, foram achados diversos efeitos das variáves sociodemográficas sobre o senso de coerência, resiliência e depressão. Estes resultados são discutidos considerando as diferenças que caracterizam a atuação destes profissionais em diferentes contextos nacionais.

Palavras-chave: senso de coerência, resiliência, sintomas psiquiátricos, saúde dos professores.

Antonio Roazzi

Universidade Federal de Pernambuco (Brasil)

CULTURA DA HONRA E HOMICÍDIOS EM PERNAMBUCO: UM NOVO MODELO PSICOCULTURAL

Antonio Roazzi1, - responsável pela apresentação, Monica de Souza1, Bruno Campello de Souza1 1Universidade Federal de Pernambuco (Brasil)

O homicídio é uma preocupação social das mais relevantes em todo o mundo, com o Brasil se destacando por deter uma das taxas mais elevadas e com tendência de piora, apresentando a Região Nordeste e o estado de Pernambuco especial gravidade quanto ao problema (UNODC, 2013). Foram realizados três grandes estudos, somando 1.453 sujeitos recifenses, com o intuito de submeter o novo modelo a teste empírico, bem como para explorar eventuais achados adicionais capazes de contribuir para uma compreensão mais ampla do fenômeno. As pesquisas usaram a tolerância a homicídios e a experiência com homicídios como proxies da propensão a esse tipo de crime, bem como itens e indicadores de questionários e testes psicológicos diversos, inclusive de internalização da Cultura da Honra, enquanto variáveis independentes. Os achados obtidos apontam que: (a) o aspecto da Cultura da Honra responsável pela propensão ao homicídio é uma combinação de elementos que pode ser chamada de "Honra Homicida", abrangendo uma elevada Honra Masculina (que envolve assertividade) e uma baixa Honra Social (que envolve integridade) dentre outros. Tal resultado apresenta implicações acadêmicas importantes, assim como também para a elaboração e implementação de políticas públicas de combate à violência.

Palavras-Chave: Homicídio, Cultura da Honra, Criminologia, Honra Homicida, Dinâmica

Psicocultural.

Monica de Souza

Universidade Federal de Pernambuco (Brasil)

125

PARTE II

SESSÕES TEMÁTICAS ORAIS ORGANIZADAS POR ORDEM

Outline

Documentos relacionados