• Nenhum resultado encontrado

2ª Parte – Resultados

5.7 Resultados do Questionário

5.7.6. Performance e Empoderamento

“Chegar ao fim e pensar ‟isto correu bem„ é uma alegria (e em) se sentir orgulhoso

de algo que (se) fez.” (Xana)

169

A este respeito, a resposta ao questionário difere do que afirmam na entrevista. 36%

64% 0% Completamente Em parte

Nem por isso As respostas sobre se o projecto ia ao encontro das expectativas abarca 36% “Completamente” e 64% “Em parte”. (gr.15)

Para entender a que ponto existiu empoderamento, na construção e apresentação da

performance, recorreu-se à recolha de informação no que concerne a percepção de cada um

sobre a integração de todos os sujeitos na performance, o carácter participatório que teria presidido a todo o processo, a reacção da audiência à prestação do grupo e os efeitos em termos individuais da acção performativa.

Ilustração 16 - Envolvimento e Segurança na Performance (5.1.)

Ilustração 17 - Percepção da Integração do "Outro" (5.2.) 36%

64% 0%

Muito Mais ou Menos Pouco

100% 0%

Sim Não

Durante a apresentação, 36% sentiram-se bastante envolvidos e seguros e 64%, medianamente. (gr.16)

É unânime (100%) a opinião de que todos se sentiram integrados na performance. (gr. 17)

Ilustração 18 - Expectativas na Performance (5.3.)

Ilustração 19 - Expectativas na Audiência (5.4.)

Ilustração 20 - Auto-Confiança e À Vontade (5.5.) 36%

64% 0% Completamente Em parte Nem por isso

73% 27%

0%

Maior do que o esperado Esperado

Menor do que o esperado

100% 0%

Sim Não

A construção da performance foi completamente ao encontro das expectativas em 36% dos inquiridos e, em parte, em 64% dos casos. (gr.18)

Em geral, o impacto na audiência foi maior do que o esperado em 73% dos casos e correspondeu ao esperado em 27% das ocasiões. (gr.19)

Este desfasamento entre a previsão e a realidade, ao gerar uma boa surpresa, potencia fortes ganhos na confiança em se expor diante do público que teve bons resultados em 100% dos inquiridos. (gr. 20)

Ilustração 21 - Emissão de Opiniões (5.6.)

Ilustração 22 - Participação (5.7.)

Ilustração 23 - Espaço de Expressão, Criatividade e Comunicação (5.8.) 100% 0% Sim Não 55% 45% Sim Não Sim Não 0 5 10 15 Interesses Criatividade Comunicação Sim Não

A facilidade na emissão de opiniões melhorou em 100% dos inquiridos. (gr. 21)

Constataram-se benefícios na participação em actividades e tomada de iniciativa em 55% do grupo, sendo que, em 45%, não se nota qualquer alteração a esse nível. (gr. 22)

A totalidade dos inquiridos (100%) afirmou que o Laboratório foi um espaço onde teve oportunidade de manifestar interesses e opções, de desenvolver a criatividade e de comunicar algo de significativo. (gr. 23)

Ilustração 24 - Exploração da "Bolha de Possíveis" (5.9.)

Comentário

Acerca da surpresa e boa reacção do público ter sido maior e mais intensa do que o esperado, pode-se deduzir que as expectativas acerca da adesão da audiência e da qualidade da prestação do grupo eram inferiores às realmente atingidas; denota igualmente alguma falta de valorização das capacidades pessoais, de auto-estima e de segurança.

Nota-se que, o facto de considerarem que o laboratório foi um espaço de expressão, comunicação e criação, não significa que se tenham apropriado da grande parte do seu potencial. O reconhecimento do desfasamento existente entre o potencial subjacente ao laboratório e a sua real exploração é um indicador positivo de captação e interiorização de uma lógica diferente, específica das experiências vivenciadas no universo criativo e artístico que, até este momento, eram desconhecidas ou sub-valorizadas pela grande parte do grupo. No entanto, pode-se também concluir que esta lógica não conheceu ainda uma completa concretização.

Como propostas de alteração da performance, a grande parte não mudaria nada, outra propôs um maior número de pessoas na audiência (questão que não colheu consenso antes da apresentação) e outra, apesar de não se relacionar directamente com a pergunta, sugeriu mais tempo de ensaios. O facto de a totalidade dos inquiridos não apresentar qualquer sugestão para alteração do conteúdo da performance pode significar, por um lado, que o nível de satisfação com a apresentação foi bom, mas também, por outro, sentirem que não são suficientemente autónomos no domínio de instrumentos de criação performativa.

Destaca-se, do conjunto de declarações sobre o que consideraram mais significativo na performance, o empenho e o esforço desenvolvidos terem conhecido um bom resultado; o êxito na concretização de uma proposta, ou a capacidade para transformar o virtual em

18%

73% 9%

Completamente Em parte Nem por isso

Apenas 18% dos inquiridos consideraram ter explorado completamente o espaço de Laboratório, 73%, parcialmente e 9%, pouco. (gr. 24)

realidade; a forma dinâmica como o tema foi apresentado; a aprovação e agrado do público; a relação descontraída, de bem-estar e convívio que se estabeleceu entre performer e audiência; o sentimento de alegria e orgulho no que se fez.

Introdução

Com o objectivo de identificar que alterações na percepção do lugar da acção individual em prol do todo – com as implicações políticas e sociais subjacentes, indagou-se sobre a mudança na perspectiva de cidadania, tendo em conta a acção concreta na comunidade.

Ilustração 25 - Perspectiva sobre Cidadania (5.11.)

Comentário

A percepção acerca do enriquecimento da perspectiva sobre cidadania foi muito diversificada, nomeadamente no reflexo que teve a nível pessoal, na vontade em empreender actosque contribuam para a cidadania, no equacionar do seu significado, na vontade de se exprimir e de falar com os outros, na aprendizagem e reforço da ideia de que se todos quiserem consegue-se atingir os objectivos, na aceitação de opiniões diferentes.

Apesar da diversidade muito positiva de respostas, não persiste grande certeza quanto ao seu significado: denotou-se que algumas remetiam para a terminologia e os princípios normativos aprendidos na escola, ou seja, que não decorriam da experiência embodied desenvolvida; esta dúvida é acrescida pela resposta onde a inovação da perspectiva sobre

18%

64% 18%

Muito Mais ou Menos Pouco

Com base na realização do laboratório e da performance, a mudança de perspectiva sobre a cidadania foi muito notória em 18% do grupo, medianamente alcançada em 64% dos casos e sem qualquer efeito, em 18% dos indivíduos. 18% declararam não conseguir responder à pergunta. (gr. 25)

cidadania foi mediana (64%). No entanto, e baseando-nos nos mesmos indicadores que geraram a dúvida, consideramos que em 18% dos inquiridos houve alteração consistente de perspectiva.

Outline

Documentos relacionados